Júlio Cezar propõe transporte intermunicipal gratuito para universitários do interior

Por Redação com Assessoria 21/09/2014 18h06
Por Redação com Assessoria 21/09/2014 18h06
Júlio Cezar propõe transporte intermunicipal gratuito para universitários do interior
Foto: Assessoria
 O candidato do PSDB ao governo do Estado, Júlio Cezar, propôs neste sábado, 20, na cidade de São José da Tapera, uma parceria com as prefeituras para garantir transporte intermunicipal gratuito a estudantes do interior do Estado que foram aprovados em cursos universitários em outros municípios. A proposta foi lançada depois de uma visita à feira livre da cidade de Santana do Ipanema, durante entrevista concedida ao radialista Valdir Lima, na Rádio Liberdade FM.

“Vamos criar um sistema de transporte gratuito para o universitário. Quantos pais não estão vendo o sonho dos filhos acabar porque não podem pagar o transporte? O Estado precisa passar recursos aos municípios para garantir esse transporte para Arapiraca, Santana, Delmiro, Maceió. O que o Estado e os municípios não podem fazer é ignorar e não fazer nada para que se esforçar para que os jovens consigam realizar o sonho se tornar engenheiro, advogado, enfermeiro...”, declarou Júlio Cezar.

Um exemplo dos problemas enfrentados por esse estudantes surgiu pouco depois, quando Júlio Cezar percorria as ruas da cidade. A dona de casa Adeilda Bernardo Ferreira havia escutado a entrevista de Júlio Cezar e correu até ele para contar sua história. A filha de Adeilda, Derlane Bernardo Ferreira da Silva, de 19 anos, havia sido aprovada no curso de Direito em uma faculdade privada , em Arapiraca.

“Naquela hora, foi um sonho que se tornava realidade. Teríamos uma advogada na família”, lembrou Dona Adeilda. Derlane chegou a iniciar os estudos, porém, pouco tempo depois, seus pais começaram a ter dificuldades em pagar as mensalidades do curso e o transporte diário da estudante até Arapiraca. Derlane acabou tendo que abandonar o curso e hoje trabalha como vendedora em uma sapataria no Centro de São José da Tapera.

“O governo precisa cuidar desses jovens como se fossem seus filho, porque é deles que depende o futuro desse Estado. E as pessoas precisam ter confiança de que o governo não vai deixá-las desamparadas. Essa é a segurança que eu quero dar a todos os alagoanos”, disse Júlio Cezar para Dona Adeilda e Derlane.

Na entrevista concedida à Rádio Liberdade, o candidato do PSDB falou ainda de seus projetos para a segurança em Alagoas, para a Saúde, para melhorias no abastecimento de água na região, a luta pela erradicação do analfabetismo e o apoio ao pequeno produtor rural.

“Respeitar os municípios é respeitar as pessoas. Quem coloca Alagoas na lama, quem trouxe esses índices nefastos do Estado não foram vocês. Foram pessoas que não amam Alagoas, que não tem compromisso com o Estado e agora querem voltar ao comando desse governo. Não podemos deixar de avançar. Não podemos retroceder e deixar o atraso dominar Alagoas mais uma vez”, alertou Júlio Cezar.