Ufal oferta 600 bolsas para Programa de Ações Interdisciplinares

Por Assessoria 13/09/2014 10h10
Por Assessoria 13/09/2014 10h10
Ufal oferta 600 bolsas para Programa de Ações Interdisciplinares
Foto: Ilustração
A Universidade Federal de Alagoas informa que estão abertas até o dia 1º de outubro as inscrições de propostas para o Programa de Ações Interdisciplinares (Painter). Serão ofertadas 600 bolsas, distribuídas em 100 projetos para os campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. Cada proposta aprovada dará direito a seis bolsas para alunos de diferentes cursos de graduação e, obrigatoriamente, inscritos no cadastro de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Pró-reitoria Estudantil (Proest).

Conforme o edital, um dos objetivos do Painter é desenvolver atividades interdisciplinares, mediante a formação de grupos de aprendizagem sob a orientação de um coordenador geral, além de incentivar novas estratégias de desenvolvimento e modernização da graduação. As propostas submetidas devem ter apenas um coordenador, que pode ser professor ou técnico de nível superior e, pelo menos, dois docentes que atuem em nível de colaboração – um desses componentes, por sua vez, deve possuir titulação de mestre.

A submissão será, exclusivamente, por meio digital, em formato PDF, para o seguinte endereço eletrônico:[email protected], com o título Inscrições Painter 2014. As propostas serão analisadas por uma comissão multidisciplinar, constituído por professores e técnicos de nível superior, com atuação em ensino, extensão e pesquisa. Serão classificadas as propostas que obtiverem pontuação igual ou superior a 7,0 conforme quadro exposto na página 8 do edital disponível aqui. O resultado deve ser divulgado a partir de 20 de outubro.

Aos estudantes interessados, o edital lista alguns pré-requisitos para que possam fazer parte do Painter: ter disponibilidade de 20 horas semanais para o cumprimento das atividades previstas, estar regularmente matriculado em curso de graduação e não receber qualquer outra bolsa da Universidade ou exercer atividade remunerada. Para permanecer no programa, o aluno deve ter coeficiente igual ou superior a 6,0 e cumprir o plano de atividades, compromissos e responsabilidades propostos pelo projeto aprovado.

Sobre o Painter

O Painter é uma programa conjunto das pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão Institucional (Proginst). Segundo a vice-reitora, Rachel Rocha, o objetivo é direcionar a bolsa permanência para a formação acadêmica dos alunos participantes. “Esse programa tem caráter interdisciplinar para permitir a atuação de alunos e professores de diversas áreas do conhecimento”, destacou.

Os projetos elaborados devem proporcionar o contato sistemático entre a comunidade acadêmica e outros setores da sociedade, promovendo a troca de experiências em processo crítico e de mútua aprendizagem, além de atividades de diferentes disciplinas ou áreas de conhecimento com interfaces comuns, de modo a garantir a interdisciplinaridade e a participação de estudantes de diferentes cursos de graduação no desenvolvimento das ações planejadas.

Distribuição de bolsas

De acordo com o Edital Nº 001/2014, o Painter está ofertando 600 bolsas a serem distribuídas da seguinte forma:

Para o Campus A.C. Simões, em Maceió, serão 300 bolsas e 50 projetos;

Para o Campus Arapiraca, serão 210 bolsas para 35 projetos, sendo 132 para a sede em Arapiraca (para 22 projetos), 30 para as Unidades de Ensino em Penedo e Palmeira dos Índios (com cinco projetos cada) e 18 para a Unidade de Ensino de Viçosa (contemplando três projetos);

Para o Campus do Sertão, serão 90 bolsas e 15 projetos, sendo 60 para a sede em Delmiro Gouveia (em 10 projetos) e 30 para a Unidade em Santana do Ipanema (contemplando até cinco projetos).