Arapiraca comemora abertura da 16ª edição dos Jogos Escolares

Por Assessoria com Assessoria 11/09/2014 08h08
Por Assessoria com Assessoria 11/09/2014 08h08
Arapiraca comemora abertura da 16ª edição dos Jogos Escolares
Durante a solenidade, foram eleitas pelo voto da comissão julgadora, a princesa e rainha do XVI Jogo - Foto: Assessoria
“O esporte e a educação estão diretamente ligados para a construção de uma vida digna. A cada edição dos jogos nós sentimos que estamos evoluindo e transmitindo a mensagem de igualdade entre todos os arapiraquenses”, disse a secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto.

Com essas palavras foi acesa a pira esportiva dos Jogos Escolares de Arapiraca nesta quarta-feira (10), durante a abertura da16ª edição, que comporta mais de 4 mil alunos e alunas distribuídos entre as mais diversificadas categorias e modalidades esportivas.

Contando com a presença do ex-levantador da seleção brasileira de vôlei, Maurício Lima, que participou do desfile pelas principais ruas do município – sendo acompanhado pelos jovens estudantes de toda a Rede de Ensino de Arapiraca – e da abertura solene no Ginásio Municipal João Paulo II.

O ex-atleta aproveitou o momento para fazer um incentivo à prática esportiva, apontando que a base para o sucesso, dentro e fora das quadras e dos gramados é a formação educacional.

“O esporte é muito maior que um esporte de excelência, pois contribui para inclusão social, atingindo o público de massa, transformando vidas, formando o caráter de cada pessoa, através da transmissão de valores para toda a vida”, apontou Maurício.

A vinda do ex-atleta foi uma iniciativa do Banco do Brasil, através do programa “Embaixadores do Esporte”, como forma de incentivo ao esporte em todo o território nacional.
 


Para o estudante Adson Johnatan, da Escola de Ensino Fundamental 31 de Março, a competição tem um significado importante para a elaboração de um conceito de vida a ser seguido, com sentimentos igualitários, espírito esportivo e respeito ao seu oponente.

“É um momento esperado por todos os estudantes. Aqui a gente aprende a respeitar as pessoas independente de sua cor ou religião. Entraremos em quadra sempre em respeito ao nosso adversário”, afirmou o estudante.

Ao som da banda marcial do 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM), regida pelo sargento Carlos, os alunos se perfilaram no ginásio e apreciaram o hasteamento das bandeiras do Brasil e Arapiraca, seguido do acendimento da pira esportiva pelos atletas que representarão o município e o Estado de Alagoas nos Jogos Brasileiros da Juventude.

Como parte da programação, os alunos da Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha, com a orientação do coordenador Nelsinho Silveiras e professores, prenderam a atenção do público com espetáculos das pernas de pau, malabares e diabolô, cilindro, monociclo e tecido acrobático aéreo.

Durante a solenidade, foram eleitas pelo voto da comissão julgadora, a princesa e rainha do XVI Jogos Escolares de Arapiraca, disputa acirrada que teve como vencedoras, Milena Rios, do Colégio São Francisco e Bruna Rafaelle, da Escola Quintella Cavalcante.
Coletiva

Antes da cerimônia de abertura desta 16ª edição dos Jogos Escolares, houve uma coletiva de imprensa no Centro Administrativo Antônio Rocha com a imprensa arapiraquense, que fez perguntas para o ex-desportista - que faturou 30 títulos pela seleção brasileira de vôlei e foi duas vezes campeão olímpico - como o que ele achava da implantação dos esportes na vivência pedagógica.

"Para mim, muito mais vale a competição que a medalha em si. O ato de se estar inserido num esporte, numa modalidade humaniza nossas crianças e jovens e os fazem cidadãos mais disciplinados. Não queremos campeões, queremos pessoas mais conscientes de seu papel do mundo", pontuou, ressaltando as atividades já realizadas nas 10 Escolas de Tempo Integral que existem em Arapiraca.

A prefeita Célia Rocha, junto a seu secretariado durante a coletiva, inferiu que o município vem trabalhando com empenho para o jungir dos setores, visto que os Jogos Escolares são a culminância de todos os esforços, ano após ano. Ela recentemente, após viagens à Brasília, conseguiu recursos federais para a construção do primeiro Centro de Iniciação Esportiva (CIE).