Ponte ligando Penedo-AL a Neópolis-SE tem contrato de engenharia assinado

Por Assessoria com Codevasf 05/09/2014 15h03
Por Assessoria com Codevasf 05/09/2014 15h03
Ponte ligando Penedo-AL a Neópolis-SE tem contrato de engenharia assinado
Foto: Codevasf
Mais um passo importante na direção de tornar realidade uma ponte sobre o rio São Francisco ligando Penedo (Alagoas) a Neópolis (Sergipe) foi dado nesta quarta-feira (3). O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e representantes da empresa vencedora da licitação pública assinaram contrato para a elaboração do projeto de engenharia da ponte, um investimento de R$ 1,9 milhão.

Os recursos são do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. O prazo para que a empresa apresente o projeto de engenharia e estudos e projetos ambientais é de oito meses. Isso significa, de acordo com o diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Sérgio Coelho, que em meados de 2015, com o projeto concluído, a Codevasf estará apta a lançar a licitação para construção da ponte – um anseio antigo da região, que irá melhorar o escoamento da produção agropecuária no Baixo São Francisco e aumentar o fluxo de pessoas entre os estados de Alagoas e Sergipe. “A gente entende essa obra como prioritária. A construção da ponte vai integrar ainda mais a região, tanto na questão econômica como também na parte turística, e isso vai trazer um desenvolvimento maior para os municípios de Penedo (AL), Neópolis (SE) e outros da região”, celebra o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.

“A ponte vai contribuir para o desenvolvimento da rizicultura e da fruticultura da região. Nós temos aqui no município perímetros irrigados, temos o Platô de Neópolis com exportação de frutas, e com a finalização desta obra a economia da região vai dar uma alavancada muito grande”, aposta o prefeito de Neópolis, Amintas Diniz.

A ponte terá extensão aproximada de 1.100 metros e largura de 18,50 metros. Os acessos, que farão parte do projeto, estão calculados em 7,5 mil metros. O projeto incluirá ainda passeio e ciclovia, cada qual com largura estimada de dois metros.