3º BPM implanta Pelotão Escolar e conscientiza alunos da rede pública acerca da violência

Por Assessoria 01/09/2014 14h02
Por Assessoria 01/09/2014 14h02
3º BPM implanta Pelotão Escolar e conscientiza alunos da rede pública acerca da violência
Foto: Assessoria
O 3º Batalhão de Polícia Militar, em Arapiraca, ao longo dos tempos, tem diversificado suas ações em prol da segurança da sociedade, com modalidades de serviço específicas, objetivando atingir todas as áreas consideradas de risco, bem como o trabalho preventivo e de conscientização, para o progresso da não violência de nossas cidades.

Nessa ótica, foi implantado o Pelotão de Policiamento Escolar, que tem como objetivo específico atender a comunidade estudantil de todas as escolas públicas de Arapiraca.

Já é público e notório que a sensação de segurança entre funcionários e alunos dessas escolas aumentou consideravelmente, pois já se relata sobre o afastamento das ações delituosas que constantemente atingiam essa comunidade.

O Comandante do 3º BPM e o Comandante do Pelotão Escolar têm criado mecanismos e capacitado seus integrantes aos moldes da atividade comunitária, que levam o Policial Militar ao ingresso nas escolas, mostrando ostensividade e interagindo com professores, pais e alunos, na busca de informações e levando orientações sobre os riscos dos delitos.

O Pelotão Escolar com seu lema “EDUCAÇÃO ASSISTIDA, VIOLÊNCIA INIBIDA” tem ministrado palestras nas escolas atendidas, como forma conscientizatória que tematizam a violência por todas as suas formas. Tais palestras tratam das “Atitudes geradoras de ilícitos penais nas escolas públicas”, levando a conhecimento de seus expectadores a progressão dessas atitudes que partem desde a indisciplina, passando pelo Bulliyng, a ameaça, o dano ao patrimônio, o desacato ao funcionário público e o ingresso no consumo e tráfico de drogas, mostrando suas consequências e formas punitivas perante o Código Penal Brasileiro e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

“É satisfatório um trabalho que se faz pela conscientização do menor para que este se eduque, pois com seu exemplo, além de multiplicar aos demais, se tornará adulto e fazerá parte da sociedade influenciável”, diz o Ten Oliveira, Comandante do Pelotão.

Dentro das ações do Pelotão Escolar, destacou-se também a recepção de alunos de várias escolas de Arapiraca, Limoeiro de Anadia e São Sebastião que conheceram as instalações do 3º BPM na semana comemorativa ao Dia do Soldado, onde na oportunidade presenciaram a formatura de promoção dos Soldados Mirins e homenagens aos Policiais destaques da Unidade Militar.