Segunda dose da vacina contra HPV começa nesta segunda-feira

Por Redação com Agências 01/09/2014 09h09
Por Redação com Agências 01/09/2014 09h09
Segunda dose da vacina contra HPV começa nesta segunda-feira
Alguns municípios irão aplicar a vacina nas escolas - Foto: Carla Cleto
A segunda dose da vacina contra Papilomavírus Humano (HPV), voltada para meninas de 11 a 13 anos, acontece de 1º a 30 de setembro. A vacina é disponibilizada nas unidades de saúde de Maceió e interior do Estado.

O objetivo é prevenir o câncer do colo do útero, considerado a quarta principal causa de morte por neoplasias. A meta em Alagoas é vacinar 80% do público alvo, o que representa 77.828 do total de 97.285 meninas.

De acordo com a gerente do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Alagoas, Denise Castro, alguns municípios irão fazer ações nas escolas, mas a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pois fica a critério das Secretarias Municipais de Saúde a definição da estratégia para a operacionalização da ação. Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses.

A primeira dose foi aplicada em março e a terceira será administrada cinco anos após a 1ª dose. A gerente do PNI em Alagoas ressalta que a vacinação ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis.

No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar à instituição de ensino o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado. Na primeira dose, dos 102 municípios do Estado, 87 atingiram a cobertura vacinal de 80%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.