SMTT prioriza pedestre com faixa e sinalização para veículos em Arapiraca

Por Assessoria 30/08/2014 10h10
Por Assessoria 30/08/2014 10h10
SMTT prioriza pedestre com faixa e sinalização para veículos em Arapiraca
Foto: Ascom
Priorizar a segurança do pedestre. Esta é uma das metas da Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) nas mudanças realizadas no trânsito de Arapiraca, segundo determinação da prefeita Célia Rocha (PTB).

Estudos do Departamento de Trânsito constataram dificuldades de os transeuntes atravessarem a Rua Delmiro Gouveia, no Parque Ceci Cunha, no cruzamento com a Rua Governador Luiz Cavalcante.

Diante disto, a SMTT colocou, neste final de semana, uma faixa de pedestre na Rua Delmiro Gouveia e uma placa de sinalização vertical com o sinal de regulamentação (R-4b) de ‘Proibido virar à direita’, na esquina da Rua Domingos Vital, defronte o Memorial da Mulher.

“Com esta sinalização, os condutores de veículos que descem a ladeira da Rua Domingos Vital não vão mais poder virar à direita e pegar à Rua Delmiro Gouveia”, disse Ricardo Teófilo, superintendente do órgão de trânsito.

Segundo Teófilo, para que os condutores que estão no bairro Alto do Cruzeiro possam ter acesso à Rua Delmiro Gouveia terão que ir pela Praça Santa Cruz, sentido Rua São Pedro e entrar à esquerda na Rua Aprígio Jacinto (antiga ladeira do Alto), que agora tem sentido invertido.

“Antes os condutores que estavam na Rua Delmiro Gouveia poderiam entrar à direita na Rua Aprígio Jacinto. Agora não podem mais devido às mudanças que fizemos para priorizar o pedestre na travessia do Alto do Cruzeiro para o Parque Ceci Cunha”, frisou Ricardo Teófilo.

Sinalização luminosa e ponto de moto-táxi

Para reforçar a sinalização durante a noite, a SMTT colocou taxas luminosas (olho de gato) na Rua Fernandes Lima, destacando as duas faixas da via e a utilização destas pelos condutores.

“Na medida em que estudamos as modificações que foram feitas no trânsito, vamos intensificando a sinalização para dar mais segurança a condutores e pedestres”, ressaltou Vanderley Pereira, diretor de Trânsito.

Outra medida adotada pela SMTT, através dos departamentos de Trânsito e de Transportes, foi a implantação do ponto de moto-táxi no Largo Dom Fernando Gomes com sete vagas em frente ao Sindicato Rural de Arapiraca.

“Foi uma solicitação que atendemos dos mototaxistas que estavam se sentindo prejudicados por estarem em um local de pouco movimento e para atendermos também a população que utiliza esse tipo de transporte público, facilitando para todos esse ponto no Largo Dom Fernando Gomes”, afirmou Ailton Pereira, diretor de Transportes da SMTT.