Praça do bairro Canaã recebe projeto de cinema itinerante

Por Redação com assessoria 27/08/2014 18h06
Por Redação com assessoria 27/08/2014 18h06
Praça do bairro Canaã recebe projeto de cinema itinerante
Foto: assessoria
Mais uma praça da cidade de Arapiraca está recebendo o projeto Tela Aberta ao Comerciário, do Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL), na noite desta quarta-feira (27), levando cinema gratuito para os moradores do bairro Canaã.

A partir das 19h, o projeto - que foca em sessões de curtas-metragens e documentários alagoanos e tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca - traz, desta vez, a obra do cineasta Pedro da Rocha para a Praça Antônio Juvino.

São 80 minutos de películas deste produtor e membro Associação Brasileiro de Documentaristas e Curtametristas seccional Alagoas (ABD&D/AL), com os trabalhos “A Risonha Morte de Tião das Vacas”, “Desalmada e Atrevida”, “Memória de Uma Saga Caeté” e “O Catador de Fotogramas”.

Será montada toda uma estrutura na praça do bairro Canaã, que tem por tradição dar suporte a todo tipo de manifestação cultural. Em julho, o Tela Aberta ao Comerciário esteve na Canafístula.

Segundo a analista da Coordenação Artístico Cultural (CARC) do Sesc, Rosana Dias, exibindo sessões de curta-metragens e documentários produzidos por diretores alagoanos, o projeto surge com uma nova proposta: dessa vez, os filmes serão transmitidos nos bairros da cidade com duas sessões por local.

Programação

A Risonha Morte de Tião das Vacas
Duração: 12 minutos
Ficção - Sobre a intrigante morte de Tião das Vacas.

Desalmada e Atrevida
Duração: 25 minutos
Ficção - A comédia regional conta histórias engraçadas de um sertanejo metido em encrencas.

Memória de uma saga caeté
Duração: 20 min
Visita as cidades de Santana do Ipanema e Maravilha para recuperar, na memória de seus habitantes, impressões sobre as filmagens da produção alagoana “A Volta pela Estrada da Violência”, realizada no início da década de 1970 do século passado.

O catador de fotogramas
Duração: 22 minutos
Documentário sobre o trabalho o professor, escritor e crítico de cinema Elinaldo Barros, autor de três livros sobre cinema em Alagoas e grande defensor da produção audiovisual no estado.