Mário Agra é o segundo candidato sabatinado na Uneal em Arapiraca

Por Redação com assessoria 27/08/2014 18h06
Por Redação com assessoria 27/08/2014 18h06
Mário Agra é o segundo candidato sabatinado na Uneal em Arapiraca
Foto: assessoria
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizou, na noite desta terça-feira (26), no auditório D. Bezinha, no Campus I, em Arapiraca, a segunda sessão da série de sabatinas com candidatos a governador de Alagoas nas eleições 2014. O candidato Mário Agra (PSOL) foi o sabatinado da vez. Estudantes, professores e técnicos da participaram da ação.

O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Correia de Araújo, abriu as atividades da noite, destacando a importância das sabatinas para aqueles que têm interessem em conhecer melhor o próprio Estado. “Temos [nas sabatinas] a oportunidade de discutir, refletir, produzir soluções para os problemas de Alagoas”, explicou.

Clébio de Araújo falou das dificuldades enfrentadas pela Uneal e expôs cada um dos 12 tópicos contidos no Termo de Compromisso, elaborado pela instituição. O documento, que deve ser assinado pelos candidatos ao governo, pretende firmar um compromisso do governador eleito em contribuir com melhorias para a instituição. Até o momento, Mário Agra e Renan Filho assinaram o termo.

Em sua fala, Mário Agra explicou que compreende a educação como um investimento e não como despesa. Segundo ele, há escolas públicas em Alagoas que ainda nem iniciaram o ano letivo, o que corrobora a visão da falta de priorização do setor pelos governantes. “A educação vive uma situação catastrófica”, afirmou.

Agra destacou que, caso seja eleito, irá focar seu governo na educação, saúde, segurança, assistência social, agricultura e cultura.

O candidato respondeu ainda perguntas elaboradas pelo auditório, com foco na educação e movimentos sociais, e uma pergunta do mediador da sabatina, o jornalista Carlos Alberto Júnior, sobre a violência em Alagoas.

Sobre a Uneal, ele disse que as propostas serão avaliadas e o orçamento deverá ser construído coletivamente, caso saia vitorioso nessas eleições.

Próximas sabatinas
As sessões de sabatinas continuam na Uneal. No dia dois de setembro será a vez de Golbery Lessa (PCB) e no dia três, Júlio Cezar (PSDB). Os candidatos Benedito de Lira (PP), Coronel Goulart (PTN), Joathas Albuquerque (PTC) e Luciano Balbino (PTN) ainda não confirmaram suas participações.

Todas as sabatinas promovidas pela Uneal acontecerão no Auditório D. Bezinha, no Campus I da Uneal, em Arapiraca.