Após 10 jogos de jejum, Palmeiras vence o Coritiba e deixa Z4

Por Redação com jcnet 24/08/2014 10h10
Por Redação com jcnet 24/08/2014 10h10
Após 10 jogos de jejum, Palmeiras vence o Coritiba e deixa Z4
Foto: Palmeiras/Divulgação
Depois de oito derrotas e dois empates, o Palmeiras, enfim, se reencontrou com a vitória ao vencer o Coritiba por 1 a 0, na noite deste sábado (23), no Pacaembu, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o placar magro, o time alviverde saiu provisoriamente da zona do rebaixamento ao chegar aos 17 pontos, na 15ª colocação, e agora torce por uma combinação de resultados para ficar fora da degola ao término das partidas deste domingo (24).

Ao menos a equipe paulista conseguiu evitar comemorar os cem anos do clube, na próxima terça-feira, dia 26, na lanterna da tabela, posição que preocupava no início da rodada. Já o Coritiba permaneceu com 15, dentro do grupo do descenso.

Precisando da vitória a todo custo, o técnico argentino Ricardo Gareca apostou em um time mais ofensivo, com Wesley de segundo volante e Allione e Leandro no meio de campo e se aproximando de Mouche e Henrique no ataque.

E a proposta do comandante deu resultado logo no começo do jogo. Sempre que roubava a bola do adversário, o time palmeirense impunha muita velocidade e mobilidade no campo de ataque. E, assim as chances começaram a ser criadas.

Primeiramente, em cabeçada de Henrique que saiu à esquerda da meta curitibana. Depois, com Allione, que chutou forte e exigiu importante defesa do goleiro Vanderlei.

Melhor em campo, o Palmeiras chegou ao gol logo aos 13min. Após bela jogada individual de Marcelo Oliveira, que partiu com a bola do meio de campo até quase a grande área rival, o lateral Juninho recebeu o passe do volante e, na saída do goleiro do Curitiba, chutou cruzado para fazer 1 a 0.

Com a vantagem no placar, os palmeirenses optaram por recuar e jogar no contra-ataque. Mesmo com mais posse de bola, os visitantes esbarraram na forte marcação dos donos da casa.

Minutos antes do intervalo, o zagueiro Leandro Almeida deu um carrinho em Mouche no meio de campo e o árbitro mostrou o cartão vermelho direto para o jogador do Coritiba.
No entanto, mesmo com um a mais em campo, o Palmeiras se acomodou na etapa final e não conseguiu fazer prevalecer a vantagem numérica na partida. De quebra, levou uma pressão dos visitantes, o que deixou a torcida palmeirense apreensiva no Pacaembu.

A equipe da casa ficava à espera de um contra-ataque, mas errava muito nos passes, o que propiciou o time visitante ser melhor por quase todo segundo tempo e rondar a grande área palmeirense com frequência no final do jogo.

Aos 38min, o atacante Elber, que havia acabado de entrar, desperdiçou a melhor chance do empate do Coritiba, quando chutou cruzado e a bola passou raspando a trave do goleiro Fábio.

PALMEIRAS
Fábio; Wendel (Gabriel Dias), Lúcio, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Wesley e Allione; Mouche (Mendieta), Henrique e Leandro
T.: Ricardo Gareca

CORITIBA
Vanderlei; Reginaldo, Leandro Almeida, Welinton e Dener; Baraka, Helder, Zé Rafael (Geraldo) (Élber) e Robinho; Zé Love e Keirrison (Luccas Claro)
T.: Celso Roth

Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Marcos André G. da Penha (ES)
Gol: Juninho, aos 13 min do 1º tempo
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, Leandro, Tobio, Henrique (P), Baraka, Welinton, Robinho e Zé Love (C)
Cartão vermelho: Leandro Almeida (C)
Público: 18.461
Renda: R$ 715.310,00