Arsal realiza consulta pública para revisão tarifária

Por Agência Alagoas 21/08/2014 18h06
Por Agência Alagoas 21/08/2014 18h06
Arsal realiza consulta pública para revisão tarifária
Qualquer interessado em participar da consulta que irá estabelecer as novas tarifas pode enviar suas - Foto: Tércio Cappello
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) realiza, entre os dias 22 deste mês até 05 de setembro, a Consulta Pública para adequação tarifária das linhas que compõem o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, nas categorias convencional e complementar.

A tabela com as informações sobre a revisão tarifária estará disponível a partir desta sexta-feira (22), na página eletrônica www.arsal.al.gov.br. Qualquer interessado em participar da consulta que irá estabelecer as novas tarifas a serem praticadas pelas empresas e permissionários, pode enviar suas contribuições online até as 14h do dia 05 de setembro.

As sugestões também podem ser encaminhadas por meio de documento protocolado à Gerência de Tarifas da Agência Reguladora, no seguinte endereço: Rua Cincinato Pinto, 226, Centro, 57020-050, Maceió/AL.

O cálculo das tarifas propostas pela Agência Reguladora é baseado na metodologia Geipot, utilizada pelo Ministério dos Transportes na coleta de preços dos insumos que compõem a estrutura de custos desses serviços, e pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

Após a análise dos resultados da consulta – onde os valores propostos podem ser mantidos ou alterados – as novas tarifas serão homologadas pelo Colegiado da Agência Reguladora.

Segundo Waldo Wanderley, presidente da Arsal, essa é a primeira revisão tarifária na área em quase dez anos. Com mais de 100 mil passageiros transportados diariamente, o sistema de transporte intermunicipal envolve 1.200 veículos complementares licitados e cerca de 180 ônibus.

“Com a realização das licitações, agora se impõe a análise tarifária, que passará a ser feita anualmente, ainda que não haja necessidade de reajustar valores. É importante a participação da população nessa consulta, para que tenhamos uma modicidade tarifária que atenda o passageiro, mantendo o equilíbrio econômico e financeiro das empresas e permissionários”, explicou Waldo Wanderley.