Caiite 2014 movimenta IFAL, UFAL e UNEAL Campus do Sertão

Por Redação com Assessoria 21/08/2014 17h05
Por Redação com Assessoria 21/08/2014 17h05
Caiite 2014 movimenta IFAL, UFAL e UNEAL Campus do Sertão
Foto: Assessoria
Este ano, o 2° Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) promoveu, nos 18 e 19 de agosto, diversas atividades no alto sertão de Alagoas para os estudantes das universidades parceiras que estão participando do evento.

A programação científica e cultural em Santana do Ipanema foi bastante diversificada e reuniu diversos pesquisadores.

As grandes parceiras para a realização Caiite no Sertão foram a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema. A programação cultural foi composta pela apresentação do Coral de Senhoras da Secretaria de Assistência Social de Santana do Ipanema, um trio pé-de-serra e uma banda formada por estudantes.

Segundo a coordenadora do Caiite no município, Natallya Levino, mesas redondas, minicursos, palestras e oficinas foram realizadas durante o congresso que reuniu um público de aproximadamente 600 pessoas, incluindo universitários, professores do ensino superior e educação básica, servidores das secretarias da cidade e pessoas da sociedade em geral.

“Fomos muito elogiados por trazermos o Caiite para Santana, tivemos uma grande participação da sociedade que pôde aprender e compartilhar conhecimento. Diversas atividades foram realizadas, como o Espaço do Bem-estar, onde aulas de pilates, ioga e meditação foram ofertadas aos participantes”, pontua Natallya.

A pedagoga Andreia Brandão ministrou a oficina “TIC e a educação”, que teve como público-alvo estudantes e professores de Pedagogia e áreas afins. “O objetivo da atividade foi discutir as tecnologias da educação, o que se pode fazer com elas, qual o posicionamento dos professores atualmente, além dos conhecimentos que os alunos já trazem em relação a educação formal e mídias”, comenta.

O estudante de Ciências Biológicas, Mike Bezerra Alencar, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), participou do evento. “Este ano, fomos contemplados com as atividades do congresso. Muitos profissionais vieram compartilhar seus conhecimentos conosco e isso é primordial. O minicurso que participei é importante porque desejo aprimorar meus conhecimentos em comunicação e tecnologia e utilizar isso como um recurso metodológico e estratégico a ser desenvolvido em sala de aula”, relata.

Manuel Henrique, estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas do Campus A. C. Simões, ministrou uma oficina de Fotografia que tinha por objetivo familiarizar os participantes com os princípios da fotografia e fazer com que eles entendam como funciona e a se familiarizem com seu equipamento fotográfico, seja ele amador ou profissional. “É muito importante promover esse tipo de atividade fora da capital, porque o estudante do interior possui poucas opções de cursos de extensão e atividades científicas. O congresso viabiliza e facilita a ida dessas atividades para outros campi”, ressalta.