Uneal inicia série de sabatinas com candidatos ao governo de Alagoas

Por Ascom 21/08/2014 15h03
Por Ascom 21/08/2014 15h03
Uneal inicia série de sabatinas com candidatos ao governo de Alagoas
Foto: Ascom
Professores, técnico-administrativos e estudantes da Universidade Estadual de Alagoas compareceram, na noite desta quarta-feira (20), ao Auditório D. Bezinha, no Campus I, em Arapiraca, para assistir à primeira da série de sabatinas na instituição com os oito candidatos ao Governo do Estado.

O primeiro candidato sabatinado foi Renan Filho, da coligação liderada pelo PMDB.

O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, abriu os trabalhos da noite, apresentando o projeto das sabatinas que visa ampliar o debate em torno das propostas para o ensino superior em Alagoas. O gestor expôs, ainda, as dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição e destacou a importância da mesma para estudantes do interior do Estado que buscam qualificação em nível superior.

A fala do reitor foi encerrada com a exposição dos tópicos de um termo de compromisso, elaborado pela Uneal, no qual cada candidato a governador do Estado, caso seja eleito, se compromete a atender demandas descritas, entre as quais, estão a autonomia universitária, a realização de concursos para docentes e técnicos, o apoio para expansão da universidade para a região Norte de Alagoas, a criação de mais cursos, entre outros tópicos.

O candidato Renan Filho assinou o termo, em seguida, junto com Jairo Campos. “Tomara que esta seja a primeira assinatura que valha para a Uneal em Alagoas”, disse Renan Filho.

Na abertura do seu discurso, Renan Filho frisou que a Educação será o centro do seu governo, caso seja eleito. Ele afirmou que vai “trabalhar a evolução do ensino básico e promover uma revolução no ensino médio”.

A proposta do candidato inclui a alfabetização das crianças até os sete anos de idade e o combate à evasão escolar. Renan disse ainda que deverá trazer mais dez campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para o Estado e que vai criar escolas de tempo integral profissionalizantes para o ensino médio.

Renan Filho respondeu perguntas elaboradas pela jornalista convidada, a secretária de Comunicação de Arapiraca, jornalista Mônica Nunes, que mediou a sabatina, junto com um dos jornalistas integrantes da Assessoria de Comunicação da Uneal, Carlos Alberto Júnior, e também oito perguntas elaboradas pelo auditório.

A maioria das perguntas foi relacionada à Uneal e às propostas de governo para a instituição. Sobre a segurança do Estado, em resposta a uma das perguntas do público, Renan afirmou que irá investir em prevenção e repressão da criminalidade e será de competência do governador dirigir de perto as decisões ligadas à área. Ele destacou que o governo dele irá focar em Educação, Segurança e Saúde.

UNEAL

Para a Uneal, o candidato garantiu que, caso vença as eleições, irá conceder a autonomia financeira da Universidade. “No meu governo, nós vamos dar autonomia financeira à Uneal”, declarou, lembrando que o governo dele terá o compromisso de melhorar a educação de Alagoas. Segundo ele, se eleito, irá convocar a Uneal, ainda na transição, para discutir os termos da autonomia financeira.

A estudante do 8º período de Ciências Contábeis, Aline Ruth Laurindo, acompanhou a sabatina e elogiou a iniciativa da comunidade acadêmica. “Momentos como esses são muito importantes para a gente analisar as propostas dos candidatos a governador de Alagoas, já que a Uneal é uma instituição pública e depende do governo”, lembrou.

Próximas sabatinas

Na próxima terça-feira (26), será a vez do candidato Mario Agra (PSOL) ser sabatinado pela comunidade acadêmica da Uneal. No dia 2 de setembro será a vez de Golbery Lessa (PCB) e no dia 3, Júlio Cezar (PSDB). Os candidatos Benedito de Lira (PP), Coronel Goulart (PTN), Joathas Albuquerque (PTC) e Luciano Balbino (PTN) não confirmaram suas participações.