Governo veta Lei de Promoções e afirma que promoção especial é inconstitucional

Por Redação Gazeta Web 20/08/2014 13h01
Por Redação Gazeta Web 20/08/2014 13h01
Governo veta Lei de Promoções e afirma que promoção especial é inconstitucional
Foto: Divulgação
O Diário Oficial do Estado de Alagoas trouxe na publicação desta quarta-feira (20) uma importante mensagem para policiais e bombeiros militares estaduais, o veto total ao projeto de lei nº 611/2014, que trata da promoção de oficiais e praças das corporações.

Entre as modificações apontadas pelo executivo como inconstitucionais, está a promoção especial por tempo de serviço, que se daria independentemente de vaga e de prévia confirmação no quadro de acesso. Por meio dela, o militar, após certo tempo, em cada nível, seria automaticamente promovido.

“Não há qualquer dúvida sobre a inconstitucionalidade da promoção sem a existência de vagas. Esta tese já se confirmou de forma reiterada no Supremo Tribunal Federal. Além disso, inclusões ao projeto de lei que permitam promoção automática, geram despesas que só poderiam, por tratar-se de matéria privativa, ser tratadas pelo Chefe do Executivo Estadual”, diz a mensagem.

O dispositivo foi vetado na sua integralidade, haja vista que o governo afirmou que seria praticamente incoerente, seguindo-se os pressupostos das normas constitucionais, aprovar partes de um projeto eivado de vícios de constitucionalidade.  Ademais, 

Por fim,  o governo do Esatdo deixou claro que as alterações pretendidas pela Casa Legislativa contrariam o interesse público, pois demudaram a essência do projeto, com repercussão administrativo-financeira de difícil reparação.

O veto governamental sobre projeto de Lei que regulamenta a promoção de militares de Alagoas será discutido pelas associações durante uma assembleia geral, na tarde desta quarta-feira (20). Mesmo com a posição do governo, os militares apostam que o veto seja derrubado pelos deputados estaduais que acrescentaram as emendas questionadas pelo Governo.