Novo sistema adutor do Agreste é inaugurado em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 09/08/2014 12h12
Por Redação com Assessoria 09/08/2014 12h12
Novo sistema adutor do Agreste é inaugurado em Arapiraca
Foto: Já é Notícia
Foi inaugurado, na manhã deste sábado (9), o novo sistema adutor do Agreste que tem sua base situada no município de Arapiraca. A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, inclusive esteve presente o Governador do Estado Teotônio Viela.

Serão beneficiadas cerca de 400 mil pessoas em 10 municípios. A obra promete sanar a falta de água crônica na região, principalmente em Arapiraca, a produção do sistema coletivo do Agreste passará dos atuais 1500 m3/h (metros cúbicos por hora) para 3.000 m3/h.

O novo sistema é composto por uma estação de captação, adutora, reservatórios, elevatória e uma nova estação de tratamento de água (ETA). A solenidade de inauguração será realizada às 9h30, na ETA, que fica na rodovia AL-115, Km 6,5, em frente ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP) entre o Estado de Alagoas, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e a CAB Águas do Agreste, a obra exigiu investimentos da ordem de R$ 143 milhões.

Além do benefício do novo sistema adutor, o contrato de PPP também possibilita a manutenção e modernização das adutoras existentes e dos serviços comerciais que contribuem para a elevação da receita da Casal na região.

A adutora, com 57 km de extensão e 700 mm de diâmetro, sai da captação de água bruta às margens do Rio São Francisco, no município de Traipu, para o reservatório-pulmão localizado na Serra dos Manões. Do reservatório, a adutora segue margeando estradas vicinais e rodovias estaduais e leva a água, por gravidade, até Arapiraca, passando por Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa.

Além desses municípios, o novo sistema adutor também beneficiará Craíbas, Igaci, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Olho D’Água Grande e Feira Grande.