Blogs

Coisas que todo mundo faz e ninguém assume – Conceitos metafóricos para empreendedores e pessoas normalmente normais

03/03/2018 09h09
03/03/2018 09h09
Coisas que todo mundo faz e ninguém assume – Conceitos metafóricos para empreendedores e pessoas normalmente normais
Fala senhoras e senhores! Como todos estão? Tudo na paz? Tudo beleza? Tudo tranquilo? Chegamos a mais uma semana do nosso blog! E antes de soltar o verbo aqui, gostaria muito de fazer um pedido para todos! A cada dia que passa o blog ele se torna mais orgânico em seus temas e sua funcionalidade, contudo acredito que quanto mais vocês leitores participarem deste universo, mais focados serão os próximos textos. Para isso necessito encarecidamente da interação de vocês para os próximos posts em relação a temas, sugestões, críticas e qualquer outra expressão que demonstre sua singularidade. Vocês podem fazer isso escrevendo aqui mesmo no blog, ou falar comigo pelo meu instagram @victorconsultor. Aguardo desde já o contato de todos.

Agora depois da “tele-sena”... Vamos ao que interessa!

Uma das coisas mais interessantes em algumas consultorias com empresas, são as associações que o profissional faz com alguma coisa para fazer o outro entender; seja um filme, uma história ou mesmo um jogo, fazer as pessoas entenderem é o principal foco. Por isso decidi escrever um texto no qual eu pudesse trazer algumas informações importantes para você que vai abrir, já tem ou pensa em ter um negócio de uma maneira, vamos dizer, um pouco diferente. O objetivo de hoje é muito simples. Fazer uma relação com coisas que normalmente nós fazemos no dia a dia com algumas atividades que empresas e empreendedores deveriam ou não fazer. Com certeza você irá nesta edição se familiarizar com algumas dessas situações, desta forma fique tranquila que vai dar tudo certo!

1 – PRESTAR ATENÇÃO NA CONVERSA DOS OUTROS

Você está em uma roda de amigos e enquanto você está conversando algo com seu amigo do lado, o seu ouvido está escutando a conversa vizinha... Provavelmente isso já deve ter acontecido com você, aposto ainda que deve ter gente que para o que está conversando para intervir no outro papo. Isso com certeza é muito louco!

Mais louco ainda é saber que isso no ambiente coorporativo acontece com uma frequência brutal! Sim meus amigos. Por muitas vezes a gente sempre acha que a ideia do vizinho é mais interessante. Só que isso não é de todo ruim, pois um bom empreendedor sabe que uma das coisas principais é conhecer o MERCADO. E conhecer o mercado e ir atrás dos conhecimentos dos vizinhos. Saber o que eles fazem de bom, quais são os méritos, o pontos de melhoria, para que em outra ocasião você consiga apresentar o seu diferencial competitivo. Na nomenclatura mercadológica nós chamados de “Benchmarking” ou de Análise de Mercado (são duas coisas diferentes, mas se complementam). No geralzão mesmo isso é espiar a vida dos outros!

2 – NÃO PERGUNTAR ALGUMA COISA NA SALA COM VERGONHA DE SE SENTIR BURRO

Isso já aconteceu comigo, principalmente na pós-graduação, já que tinha uma porrada de gente inteligente do meu lado. Com o tempo tudo mudou, mas no começo foi complicado. O medo da turma pedir pro “Professor Girafales” dar um zero pra você é maior do que qualquer recompensa. Isso na verdade é uma coisa que normalmente não deveria acontecer em nenhum momento da vida, nem escolar e nem mesmo empresarial. Conheço muito empreendedor (não irei colocar os nomes aqui – risos) que não melhora o próprio negócio pelo simples medo de pedir ajuda. Entender que ninguém é detentor do conhecimento é muito importante para o progresso do negócio, pois em algum momento haverá a necessidade de profissionais especializados para áreas que estarão fora do seu alcance. Quando chegar o momento de você se desprender disso, não se limite a deixar o profissional a fazer tudo, absorva o máximo de conhecimento possível, e não faça o que esta no item 3.

3 – NÃO ENTEDER, CONCORDAR, SORRI E DEPOIS FINGIR QUE ENTENDEU

Isso acontece muito com piadas. Há muito tempo atrás, houve um dia em que eu e meus amigos acabávamos de chegar no colégio, e um deles contou um péssima piada (péssima mesmo) que todo mundo riu. Algum tempo depois – diga-se, depois de terminar a aula – outro amigo que estava no primeiro momento começou a sorrir sozinho, e ao perguntar a causa da gargalhada, fomos informados que ele acabara de entender a piada contada há mais de 4 horas. Acredita?

Filho, se não entendeu, pergunte, pois estamos nessa vida de passagem para aprender! Ta ligado?

5 – PENSAR ALTO OU FALAR SOZINHO

Complicado isso... coisa de gente doentinha...

Brincadeiras a parte, isso acontece muito por dois motivos. Ou por estar com excesso de problemas ou por que a solidão bateu na sua porta. Se for o primeiro caso, evite pensar no problema, e sim em como você conseguiria resolve-lo. Apesar de ser extremamente óbvio, nós seres humanos e principalmente aqueles que possuem negócio não percebem, mas valorizam muito mais o problema que a solução. Excessos de lamentação, busca por culpados, criação de um ambiente externo para minimizar sua responsabilidade, tudo isso é falar do problema. Pensar em soluções viáveis é difícil e requer muita força de vontade. Se não encontrar, procure um especialista na área.

Agora, se for por solidão, saiba que o network é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Criar parcerias, estreitar relacionamentos e fixar suas ideias para as pessoas demonstra personalidade. Um dia desses escutei de uma excelente coach e especialista em vendas, uma frase que fazia tempo que não ouvia: “quem é visto, é lembrado e quem é lembrado é comprado”.

6 – USAR CALCULADORA PARA FAZER CONTAS SIMPLES

Ou mesmo colocar no google aquela palavra fácil para saber se está escrita corretamente. Essa eu faço direto.

A dica é simples: corra riscos calculados.

Pior do que fazer uma conta simples na calculadora é entregar troco errado pro cliente e pior que colocar no google a palavra, é escreve-la bisonhamente na postagem do instagram da sua empresa. Entende?

Acho que em outros momentos aumentarei esta lista, tipo o volume 2 deste título, porque tem muita coisa bacana! Mas me digam se vocês já passaram por alguma coisa assim? Se identificaram com algum ponto? Não se esqueçam de responder aqui ou no @victorconsultor.