Blogs

SEMANA 005 - Colaboração: quando os Super Heróis se juntam para combater o mal

08/02/2018 20h08
08/02/2018 20h08
SEMANA 005 - Colaboração: quando os Super Heróis se juntam para combater o mal
Fala senhoras e senhores! Alguém empolgado com o carnaval? E com o filme dos Vingadores – Guerra infinita? Imaginem um filme que terá mais de 10 Super-Heróis ao mesmo tempo lutando juntos para salvar nosso planeta terra! Não é brincadeira não, porque salvar um planeta inteiro de alguma grande ameaça não é trabalho para somente um ser fora do normal, com certeza vai precisar de apoio e auxilio de outros. O filme tem tudo para ser o mais épico do gênero na história. Eu mesmo fico imaginando como seria se eu estivesse lá, você consegue se imaginar?...

Ai você leitor, lendo aquela conversa fiada:
- Está bom Victor, eu não estou conseguindo resolver meus problemas, quem dirá salvar um mundo! ?
Desculpa meu jovem pela empolgação, era exatamente sobre os problemas da sua vida que eu queria falar. Do quanto uma ajuda de amigos, colegas e outros seres podem salvar o seu próprio mundo se obviamente você não fizer besteira.

E sim, o mundo é feito de parcerias, de colaboração. De pessoas que se conectam em prol de objetivos em comum. As soluções se tornam mais acessíveis e automaticamente mais assertivas enquanto todos estiverem sendo beneficiados: você, seus parceiros e toda comunidade.
Entender todo este contexto é extremamente importante para assegurar que a falsa idéia de independência, que a cada dia se torna mais descrente, é impraticável. O mundo respira conexão, ligação e colaboração. A cada dia que passa aumenta o número de associações, cooperativas, Ong’s e outras atividades que estimulam ao grupo desenvolver de forma uníssona todos que estão em sua volta. Os grandes centros percebem que ajudar e receber auxílio podem fazer grande diferença em seu rumo ao sucesso. Espaços hoje são compartilhados, escritórios são compartilhados, horas são compartilhadas. Então porque você não compartilha?

Desta forma vale salientar que todo processo de construção de parcerias deve ser tratado com a mesma seriedade que uma compra de um produto para seu estoque, mesmo como um convite para dividir o apartamento nos próximos 2 anos. Ou seja, precisa estabelecer pontos, regras, limites e objetivarem coisas em comum.
Para isso, alguns pontos são extremamente relevantes para a formação de todo esse processo. Logo abaixo, diante de experiências próprias (seja no âmbito pessoal ou profissional), haverá concepções relevantes para você ter alguém por perto para solucionar os problemas da sua vida e de outras pessoas:

BUSQUE PARCEIROS QUE TENHAM OS MESMOS VALORES:

Atualmente em Arapiraca existe um evento chamado BOTECO DO EMPREENDEDOR. Ele funciona como uma mesa redonda com convidados de acordo com o tema proposto. Obviamente você já viu isso em algum lugar. As diferenças deste para outros eventos é o formato totalmente descontraído, onde gratuitamente, todos os 150 participantes assistem a mesa redonda, trocam cartões e ainda degustam cerveja, água, refrigerante e ainda petiscos variados a custo ZERO! Sim! Sem retirar um real do bolso.
Obviamente que para fazer um evento deste precisa de dinheiro. Para isso, no primeiro momento foi reunido um grupo de empreendedores que juntos requisitaram todas as necessidades para viabilizar e automaticamente não fizeram somente 1 evento, mas até agora 4 no total.
A idéia é que somente o esforço entre as pessoas não seria o suficiente. O que mais deixa latente é como os valores do projeto são iguais a todos os organizadores. Todos entendem sua importância, sua necessidade e quais as possibilidades que este tipo de evento traz para a classe empreendedora.
Possuir somente uma parceria competente não é o suficiente, ela deve estar imersamente contagiada com os valores que são tomados como base. É estar de acordo com o intangível e perceber que a construção das soluções somente se darão a partir do momento que houver união.
Observação: o evento não possui fins lucrativos.

ENTENDA QUE OS GANHOS NEM SEMPRE SÃO FINANCEIROS

Se você quer estabelecer alguma parceria somente por conta do dinheiro que você vai ganhar ou que você vai deixar de gestar, pare por ai agora!
Boas parcerias trazem: retorno de imagem, abertura de mercado, aumento da sua rede de contatos, credibilidade frente a outras empresas, aumento de sua capacidade de gerar soluções, clima agradável para novas conquistas, novas amizades, novas perspectivas, novos projeto, novos negócios... Ufa...
Entendam, o BOTECO DO EMPREENDEDOR não possui fins lucrativos e ninguém precisou solicitar ressarcimento de 20 reais que faltou para pagar o garçom.

TRANSPARÊNCIA E ÉTICA FAZ BEM PRA SAÚDE: COMUNICAÇÃO EM TODOS OS ÂMBITOS

Em janeiro de 2017 a Orientis (na qual era sócio) precisou estabelecer uma parceria com uma empresa de mídias digitais para oferecer um mix completo de serviços de marketing para um determinado grupo. Era a primeira vez que estávamos estabelecendo um tipo de atividade terceirizada, apesar de já existir essa comunhão de serviços por muito tempo.
O que tinha de diferente, era que neste determinado momento nossos parceiros seriam um serviço terceirizado, fazendo com que todas as necessidades dos clientes fossem passadas para a consultoria e consequentemente transmitidas para a empresa de mídia digital.
O que aconteceu até o meio do tempo? DESASTRE! Nem a comunicação, nem os canais haviam sido definidos, falhas no processo, prazos não finalizados, um caos total.
O que fazer para resolver? Transparência e muita reunião. Mecanismos de controle foram aplicados, reuniões mais efetivas foram implementadas, prazos foram redefinidos e acima de tudo ética nos processos e muita confiança no trabalho de ambos.
Em alguns momentos precisamos definir regras e normas para o bom funcionamento e consequentemente um convívio bacana entre as duas partes. Então quando pensar em alguma parceria, pense pra que vai servir, defina os pontos a serem aplicados antes de começar os trabalhos e se por algum acaso perceber que existe uma complexidade maior, coloque tudo que vocês conversaram no papel e assinem! Mesmo que sejam dois grandes amigos.

PESSOA CERTA, HORA CERTA

Atualmente sai da minha própria empresa de consultoria e por estar sozinho, precisei começar praticamente do zero. Antes de qualquer visita comercial, primeiramente fiz o planejamento do negócio (óbvio) e depois a busca de parceiros estratégicos a exemplo de gráfica, agencia digital, Coworking e por ai vai.
Apesar da amizade já existir há muito tempo, a necessidade destas organizações como parceiros para o meu crescimento é coerentemente notória, como também, há de convir as necessidades das mesmas em melhorias estratégicas de organização e gestão nas quais a competência da consultoria podem trazer uma solução. Ou seja, Não queime cartucho!

PACIÊNCIA COM O COLEGUINHA

Queridos, imbróglios sempre estarão presentes na vida de todos os mortais. Mão tem como a gente viver sem problemas. A grande diferença está em como os tratamos e quais os comportamentos mais adequados estes tipos de situações.
Se o seu parceiro não está conseguindo entregar o material que ele propôs no prazo estipulado, nãos precisa chegar na voadora com os dois pés. Saiba conversar e remediar a situação, pois você não esta dentro do negócio dele para saber o que aconteceu.
Observação: se o problema persistir mais de três vezes, leia novamente as informações acima!

FAZER SEM ESPERAR ALGO EM TROCA DEIXA SEMPRE O MUNDO MAIS BONITO

Já me falaram que sou bonzinho demais. Já me falaram que eu nunca vou ficar rico porque faço muita coisa para as pessoas. Só que ninguém entende que um trabalho legal não é para ganhar dinheiro, e sim, para buscar seu propósito!
Romântico demais?
Leia outras fontes e perceba que quando se tem um propósito, tudo muda.
Ajudar o próximo é o melhor bem que existe. Gentileza, sempre vai gerar sempre gentileza. Ajude a velhinho a atravessar a rua sim, agradeça os favores que as pessoas fazem pra você, se prontifique a finalizar o projeto com seu colega, passe mais cinco minutos escutando seu amigo.
Os heróis vencem porque existe dentro deles, bondade, justiça e amor ao próximo e quando se juntam com outros, estes valores ficam mais coeso, mais impactante e consequentemente o grupo fica mais forte! A pergunta é. O que difere você então de um super - herói?
Ser bom nunca foi e nunca será ser besta! O PROBLEMA NÃO ESTÁ EM VOCÊ, ache bons parceiros e venha salvar mundos!
*sempre aberto a parcerias.