Blogs

SEMANA 004 - COMUNICATIVIDADE: A PERSPECTIVA DOS BONS MODOS AJUDANDO-LHE A SER MINIMAMENTE COERENTE

01/02/2018 23h11
01/02/2018 23h11
SEMANA 004 - COMUNICATIVIDADE: A PERSPECTIVA DOS BONS MODOS AJUDANDO-LHE A SER MINIMAMENTE COERENTE
Fala meus queridos! Como estão? Tudo beleza? Tudo na paz? Tudo tranquilo? Tudo de boas?

2018 está tão rápido que não dá tempo nem para piscar! Quando a gente pensa que terminou uma coisa, tem outra para fazer e por mais que alguns queriam 48 horas em um dia, o mesmo só terá 24. Por esses motivos, Janeiro acabou e semana que vem é carnaval, mas pelo menos você já planejou sua vida e agora está correndo atrás de seus objetivos como uma águia buscando sua presa! (Urrul!)

Tudo começou como você havia imaginado. Carreira traçada, metas estipuladas e foco para desenvolver. Entretanto ainda tem alguma coisa que está faltando, ou precisando melhorar: sua comunicação interpessoal! (mais conhecida como seu jeito de ser).
É meu caro colega, a sua maneira de se relacionar com outras pessoas que não sejam sua mãe e seu pai, pode (e vai) fazer muita diferença nas realizações dos objetivos que você traçou para este e para os próximos anos. A comunicação é a base de toda gestão do conhecimento e nela sua oportunidade de construir tudo de maneira mais efetiva. Estreitar relacionamentos, ter o poder de persuasão, se colocar no lugar do outro, se comportar em diversos tipos de ambientes, saber o que falar e quando falar, ter opinião e compreender informações, são algumas das inúmeras competências que você pode adquirir melhorando seu desempenho no relacionamento.

Tecnicamente falando, a comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove o escambo de informações entre duas ou mais pessoas (Wikipédia/livros). E pra existir de forma efetiva a mesma deve possuir um emissor (aquele que emite a informação) e minimamente um receptor (a criatura que vai receber). Mesmo assim somente estes dois não serão o suficiente para concretizar, pois a qualidade da informação e o retorno dela (feedback) é o que torna tudo muito mais verdadeiro.

No mundo corporativo a coisa muda um pouco, pois precisa de líderes que emitam informações pelos canais aos receptores certos. O profissional de maneira mais ampla, precisa ter a comunicação como elemento de diferencial competitivo, já que o mesmo está ligado a soluções de problemas.

Além disso, existe ainda a percepção de satisfação em relação à organização. O que mantem todos trabalhando em sintonia está muito além de ser um emprego que inicie às 10 horas da manhã, mas com uma instituição que possua uma comunicação aberta, transparente e de credibilidade. Onde possam existir estímulos para ao crescimento, respeito entre as partes e que no fim você se sinta motivado a desempenhar seu papel para trazer retorno para si e para as pessoas que estão em sua volta.

Mas às vezes não é assim né?
Normalmente nossos “modos” (eles mesmos) interferem diretamente na cultura e no bem estar de um grupo ou de uma organização e infelizmente a gente não percebe o quanto “certas” atitudes influenciam diretamente na qualidade do convívio social.
Desta forma listei aqui 6 situações que você poderá refletir e automaticamente avaliar sua postura em um ambiente corporativo ou social. E antes mesmo que você fique pensamento: mas eu sou desse jeito mesmo, sou cabeça dura e dificilmente vou mudar... Leia, depois a gente conversa mais ok?

1 - TRABALHOS EM GRUPO ME FAZEM ENTENDER PORQUE O BATMAN TRABALHA SOZINHO.
Primeiramente que o Batman não trabalha só! Pra quem já assistiu um filme se quer, ou mesmo tenha lido um gibi, o Batman precisa da ajuda do “Alfred” (seu mordomo), do policial ‘Gordon “(chefe de polícia) e às vezes do Superman, da mulher maravilha, do lanterna verde, do flash...
Ninguém trabalha só, então saiba ajudar as pessoas e saiba pedir e receber ajuda delas. Tudo fica mais rico, mais completo.
Observação: sempre procure pessoas mais inteligentes para estar perto de você, é muito bom quando entendemos nossa verdadeira ignorância.
2 - MAIOR QUE AS DORES DO MUNDO SÓ MESMO A PREGUIÇA QUE ESTOU DE TRABALHAR.

Vai viver de luz? Não? Então vá trabalhar meu jovem!
Preguiça faz parte, mas falar isso todo santo dia quando chega em seu trabalho, desestimula até quem acordou feliz, pior ainda se você tem a mania de anunciar isso com trompetes no seu instagram. Palavra tem poder e seu líder pode ser teu seguidor!
Você não precisa acordar todos os dias às 5 horas da manha feliz, mas sim motivado de que você pode fazer a diferença na vida de outras pessoas. Não esqueça que sempre tem alguém se inspirando em você.

3 - NÃO SEI O QUE É MAIS FALSO: O "BOM DIA" DAS COLEGAS DE TRABALHO, OU "FICOU LINDA" DA VENDEDORA DA LOJA
Se você já pensou dessa forma, você está sendo falso também! Desculpa, mas é uma verdade!
Ser verdadeiro com as pessoas não é nada mais que uma demonstração de caráter. A única coisa que devemos nos preocupar é com a forma que transmitimos essa veracidade. Pois não é o que falamos, mas como falamos.
Detalhe: Não trate o que você vê como verdade, somente como uma perspectiva distinta.

4 - ESSA IDEIA É UMA M3#%#, NEM TERMINE!
Meu caro, não bloqueie o pensamento criativo do coleguinha! Por muitas vezes ele tem uma idéia melhor do que a sua. Mesmo assim, saber ouvir é tão importante quanto falar.
Quando se estuda um pouco sobre criatividade e inovação, entende-se que falar coisas “idiotas” e por vezes sem sentido, podem não só estimular a capacidade de pensar mais e melhor sobre o devido assunto, como também pode funcionar como base de uma ideia muito melhor. Desta forma cacaroto, entenda que o conhecimento pode vir do lugar que você menos espera.

5 - A BOCA É MINHA E EU FALO QUE EU QUISER!
Essa é a melhor! A princípio tenho que dizer que este tipo de atitude é de uma criança buchuda de 12 anos que esta chateada com o amigo porque mandou calar a boca de gozação.
Resumindo, saia da terceira série! Reflita que você já tem idade suficiente para criar argumentos plausíveis sobre qualquer discussão que possa aparecer na sua vida. Saiba diferenciar opinião de justificativa e que nenhum dos dois é semelhante a julgamento. Às vezes a gente acha que está emitindo uma opinião, ou justificando algo, só que no fim de tudo você pode estar generalizando uma situação ou rotulando algum tipo de comportamento.
Discussões com esse tipo de perfil são burras, sem nexo e nada importantes para a história do brasil. Se você estiver em algumas dessas e não for o menino remelento, saiba também parar ou sair da discussão sem ferir ou se mostrar mais ignorante que o próximo.

6 - EU SOU ASSIM MESMO, NUNCA VOU MUDAR!
Não muda porque não quer! Saiba que todo ser humano tem essa característica. O processo de adaptabilidade (vou escrever sobre isso algum dia) é essencial para seu crescimento pessoal e profissional, saber identificar mudanças e aplica-las ao longo do tempo favorece uma coisa que Darwin estudou e comprovou ha muitos anos, a teoria da seleção natural.
Desta maneira, se você leu até aqui, refletiu e ainda assim não quer mudar, acredito que o problema não se encontra nas pessoas que estão em sua volta...
Por fim, para resumir, não adianta:
• Ser sincero, mas ser ignorante e achar que brutalidade é algo normal do seu ser.
• Ser coerente com todos, mas não conseguir ter opinião própria.
• Ter diploma e não pedir, por favor, e nem agradecer.
• Ser um cara descolado, mas não se comportar em ambientes formais.
Comunicatividade: Que se comunica facilmente; franco, expansivo, afável: riso comunicativo; pessoa comunicativa.
Equilíbrio é a essência da vida!