Blogs
CONCURSO PMAL 2017: Qual será a nota de corte?
O concurso da Polícia Militar de Alagoas está mexendo com os nervos de muitos candidatos que aspiram a uma vaga no próximo curso de formação de Soldados e a tão sonhada efetividade acompanhada da armadura dos bravos guerreiros da briosa, a farda, e esta tensão aumenta a cada dia que passa. Algumas indagações são feitas; a resposta de algumas já foram divulgadas, as de outras não, e estas dúvidas restantes ficam na cabeça do estudante embaraçando, às vezes, sua concentração.
A quantidade de inscritos é sempre uma curiosidade muito grande; mas, com a divulgação do quantitativo aproximado (quase 60 mil inscritos), um alívio acalmou os ânimos dos nobres lutadores. A perspectiva era mais de 100 mil inscritos e a realidade ficou bem abaixo disso, a questão agora envolve outras curiosidades, entre elas a pergunta que não cala: “Qual será a nota de corte???”
As provas Cespe, principalmente quando impõem uma “política de desconto”, têm um nível de dificuldade a ser considerado. Em 2012, por exemplo, candidatos foram aprovados com cerca de 50% da pontuação máxima a ser obtida. Naquele certame, foram colocadas 60 questões de múltipla escolha, a tão temida prova discursiva (redação) e quatro questões erradas anulavam uma correta. É salutar ponderar que o quantitativo de inscritos, naquele ano, foi bem abaixo do atual, até porque tivemos fatores que não atraíram os concurseiros aventureiros, entre eles, a presença de língua estrangeira no conteúdo programático do cargo de Soldado.
Para este ano, levando em conta a opinião de alguns professores da área, estima-se que a nota de corte gire em torno de, no mínimo, 65 pontos líquidos. Poderia até estar entre os 50% mas deve-se ressaltar que os últimos concursos policiais regionais (Piauí e Bahia) tiveram notas altíssimas, indicando assim que os concurseiros da área estão a todo vapor e que “o coco é seco e a bola é de aço”.
Aqueles que quiserem ter uma boa nota devem se ater ao fato de que a parte básica tem 50 questões e apenas 3 disciplinas; por isso, levarão vantagem os que forem “Pasquales”, “Snowdens” e “Bonners”, tendo em vista que as matérias em pauta são Português, Informática e Atualidade.
Boa sorte a todos que desejam ingressar nesta tão honrosa carreira. Muita calma no dia e muito estudo prévio.
A dor é temporária; o cargo, para sempre
Arena do Concurseiro
Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.
Ver todos os postsÚltimas notícias
Mais de 50kg de drogas foram apreendidos em ação policial realizada no bairro Planalto
Colisão entre motocicletas deixa três pessoas feridas em Arapiraca
Ex-ficante de inquilina morre carbonizado durante incêndio em residência, em Taquarana
PM realiza grande apreensão de drogas no bairro Planalto, em Arapiraca

