Blogs

Como mensurar o sucesso de sua estratégia de Marketing Digital

08/05/2017 10h10
08/05/2017 10h10
Como mensurar o sucesso de sua estratégia de Marketing Digital
Mensurar o sucesso de sua estratégia é uma das principais vantagens do Marketing digital! Ao contrário de estratégias offline, tudo que acontece no meio digital pode ser medido. Todos os comportamentos dos usuários na internet são registrados e podem ser acessados por meio de ferramentas e softwares.
 
São várias as informações que podem ser quantificadas e analisadas.  Entretanto, é necessário que se tenha cuidado para não desviar do foco, valorizando métricas de vaidade. O número de seguidores da fan page é um exemplo. Nesse caso, pode acontecer de deixar de lado métricas importantes para a solidez do negócio.
 
Assim, separei 6 métricas importantes de serem analisadas para mensurar o sucesso de sua estratégia.

1. Leads gerados

 
Bastante comum e essencial para identificar as oportunidades do negócio, o número de Leads consiste em todas as pessoas que demonstraram interesse pelo segmento ou pelo produto fornecendo as informações pessoais de contato para a empresa.
 
A conversão deles pode ocorrer por meio de uma Landing Page no site no qual é oferecido um eBook para o usuário, por exemplo. Deve-se considerar todas as novas conversões realizadas em formulários no site da empresa.

2. Taxas de conversão do funil de vendas

 
Uma vez que a empresa possui uma estratégia de Inbound Marketing , é necessário acompanhar a taxa de conversão do funil de vendas. Isso é possível ao delimitar as três fases do funil (topo, meio e fundo) e determinar quais os gatilhos que levam o Lead de uma fase para outra.
 
Para que esses resultados sejam eficaz, é importante que os conteúdos de cada etapa estejam bem delimitados, permitindo ao analista distinguir facilmente as conversões do funil de vendas no topo, meio e fundo de funil.

3. Oportunidade de vendas

 
A oportunidade de vendas é a métrica que indica quando um Lead está qualificado e pode ser encaminhado para a equipe de vendas.
 
Para que seja considerado qualificado, deve-se levar em conta tanto o perfil quanto o interesse de compra, sendo uma métrica que envolve o número de Leads enviados, mas também deve estar atrelada a qualidade desses Leads, ou seja, os que realmente finalizam a compra.

4. Ciclo de vendas

 
Para identificar o ciclo de vendas é necessário analisar o tempo que leva desde a primeira conversão do Lead até a finalização da transação, considerando o período de qualificação e quando ele se torna uma oportunidade de venda.
 
Para que a métrica ajude na projeção de futuras vendas, quando novos Leads forem gerados é necessário que se considere o tempo médio do ciclo de vendas.
 
Alguns Leads podem finalizar a transação em um intervalo maior ou menor, sendo relevante considerar o tempo médio para que esse processo se concretize.

5. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

 
O CAC, consiste no valor investido para adquirir um cliente.
 
Para conhecer o CAC geral da empresa é necessário realizar a soma de todos os custos das áreas de marketing e de vendas, incluindo profissionais, ferramentas, campanhas etc., e dividir pelo número de novos clientes.
 
O valor obtido representa quanto a empresa tem que investir atualmente para conseguir um novo cliente.
 

6. Retorno Sobre o Investimento (ROI)

 
O ROI é uma das métricas-chave do Marketing Digital por permitir identificar se os investimentos realizados pela empresa têm, de fato, gerado resultados positivos.
 
A fórmula para analisar o ROI é a receita de vendas dividida pelo investimento realizado.
 
Quando o resultado obtido for menor que 1, significa que houve prejuízo. Nesse caso, a métrica é relevante para direcionar uma mudança nas ações realizadas pela empresa.
 
Cada métricas deve ser analisada de acordo com os objetivos da empresa. Com elas é possível mensurar o sucesso da estratégia, identificar oportunidades de negócios e necessidades de mudanças e otimizações, sendo determinantes para o crescimento da estratégia de Marketing Digital.
 
Caso precise de ajuda com um diagnóstico mais específico, você também pode pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.

 

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts