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E-mail Marketing: o que conferir antes de enviar e-mails

24/04/2017 15h03
24/04/2017 15h03
E-mail Marketing: o que conferir antes de enviar e-mails
 Quando trata-se de retorno sobre o investimento, o E-mail Marketing lidera a posição entre as ferramentas de marketing digital, além de outros benefícios. De forma resumida, o e-mail marketing consiste em enviar, de forma automatizada, uma série de emails com conteúdos relacionados ao tema pelo qual o usuário demonstrou interesse.
 
À medida que os e-mails vão sendo disparados e o Lead vai consumindo os conteúdos, novos emails são enviados, sempre conduzindo o usuário pela jornada de compra até levá-lo ao Fundo do Funil. Se ele chegar até essa etapa, é sinal de que provavelmente está preparado para comprar e, se realmente for qualificado, é o momento ideal para o vendedor abordá-lo. O E-mail Marketing pode realmente dobrar suas vendas.
 
E, por tudo isso, é essencial criá-los e enviá-los com muito cuidado a fim de evitar erros que possam impactar negativamente na sua estratégia de Inbound Marketing. A seguir, veja um Checklist de E-mail Marketing, sobre quais etapas você deve seguir para fazer uma campanha eficiente.
 
✓ Planejamento
 
A primeira coisa a fazer é dar um nome para um fluxo. Depois, defina para qual(is) persona(s) ele se destina, em que estágio da jornada de compra estão as pessoas do fluxo e qual é o objetivo dele. De preferência, essas informações devem estar indicadas no nome que você escolheu.
 
Outro aspecto que tem que ser definido no planejamento é a quantidade de e-mails que estará no fluxo e qual será o intervalo entre eles. Isso é importante para que os e-mails não sejam enviados com muita frequência, sobrecarregando o Lead, nem em pouca quantidade, desengajando-o.
 
Por fim, determine qual é a finalidade do fluxo. Pode ser, por exemplo, fazer o Lead avançar na jornada de compra, recuperar uma oportunidade perdida em vendas, etc.
 
✓ Conteúdo
 
É agora que você vai produzir o conteúdo dos e-mails. Mas, antes, crie um outline, ou seja, a estrutura do texto. Uma sugestão é colocar em um documento todos os tópicos e conteúdos que serão abordados em cada e-mail.
 
Depois, você pode desenvolver os textos de cada e-mail. Terminando-os, pense em diversos assuntos de e-mail e escolha aqueles que sejam mais atrativos para suas personas. Por fim, revise-os para evitar erros gramaticais.
 
✓ Layout do E-mail
 
Nesta etapa você vai pensar na “cara” dos e-mails. É muito comum que eles sejam apenas texto. Mas, dependendo do seu mercado, e-mails com imagem podem ser a melhor opção.
 
Se você optar por e-mails com um layout mais complexo, contrate um profissional ou um freelancer para desenvolver o layout em HTML.
 
Layout finalizado? É hora de revisar o conjunto. Faça um disparo teste e verifique se:
 
1. O assunto de e-mail está aparecendo completamente na caixa de entrada (ele não deve ter mais do que 50 caracteres);
 
2. As imagens estão com texto alternativo e não estão quebradas;
 
3. Os links para os conteúdos estão funcionando;
 
4. Se há erros gramaticais. Corrija tudo e parta para o próximo passo.
 
✓ Montagem e ativação do Fluxo
 
Este talvez seja o passo que requer mais atenção, pois um erro no envio dos e-mails pode prejudicar todo fluxo.
Por isso, comece criando a segmentação que contemple a persona e o gatilho selecionados no planejamento. Depois, crie o fluxo, considerando o intervalo entre os e-mails que foi determinado no planejamento e outras configurações que sua ferramenta pedir. Por fim, ative o fluxo de nutrição.
 
✓ Análise
 
O trabalho não acaba por aí. Agora é hora de analisar os resultados dos e-mails. Veja algumas métricas importantes:
 
• Taxa de abertura (número de pessoas que abriram a mensagem dividido pelo número de pessoas que a receberam): aumentou ou reduziu comparada à última campanha? O que fazer na próxima?
 
• Taxa de cliques (número de cliques em algum link da newsletter dividido pelo número de pessoas que a receberam): aumentou ou reduziu comparada à última campanha? O que fazer na próxima?
 
• Taxa de conversão (fizeram alguma conversão a partir da newsletter): quantas pessoas atingiram o objetivo definido no planejamento?
 
Por fim, se você realizou todas estas etapas, o seu E-mail Marketing está pronto para ser enviado. Mas, não esqueça de estar sempre revisando se fez tudo certinho, ok?
 
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Este artigo foi adaptado do original, Checklist de Email Marketing: o que conferir antes de disparar emails de nutrição, da Resultados Digitais.

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