Blogs

Aprenda como fazer um plano de marketing digital para o seu negócio

16/01/2017 09h09
16/01/2017 09h09
Aprenda como fazer um plano de marketing digital para o seu negócio
 O marketing já foi visto como apenas um suporte de vendas. Hoje toda empresa que procura crescer e expandir sua participação no mercado precisa de um time de marketing ativo que crie boas estratégias que contribuam para o crescimento da empresa. E o plano de marketing digital é essencial para essa expansão.
 
O planejamento de marketing é a estratégia inicial, ele é a base de todas as ações que o time de marketing vai realizar. Isso ajuda a programar os próximos passos, mas é preciso tempo e dedicação para definir e organizar os seus objetivos, projetos, atividades, metas, analisar dados de mercado, etc.
 
Entenda como elaborar seu plano de marketing digital detalhadamente.  E veja o que pode ser alcançado a curto e longo prazo com esse planejamento.
 

Tenha um planejamento de Marketing por período

 
Para definir seus objetivos você tem que saber onde quer chegar. Analisar todo o panorama tendo definido seus objetivos, projetos e atividades e montar um cronograma dessas ações para colocar em prática durante o ano.
 
Fazer esse tipo de planejamento leva tempo e necessita de dedicação. Mas essa é uma atividade extremamente importante. Essa é a fase que se encontra os problemas e soluções para as ações planejadas.
 
Isso possibilita a quebra de metas e ações de Marketing Digital em etapas intermediárias de curto prazo e facilita o direcionamento do planejamento, focando nos objetivos criados para o ano.
 

Conheça os seus clientes e a concorrência

 
É necessário ter conhecimento sobre seus clientes. Assim seu plano de marketing irá atingir o público-alvo, aquelas pessoas que irão consumir os produtos e serviços prestados pela empresa. Por isso é importante ter uma análise constante e detalhada, para entender quando e como o seu cliente procura adquirir o seu produto.
 
A melhor forma de definir o público perfeito para a sua é criando personas! As Personas são perfis do seu cliente ideal, são representações personificadas de um mercado mais amplo. Para criar uma persona, primeiro é preciso ter um público-alvo claro, só então você terá informações suficientes para começar a sua buyer persona.
 
Além dos clientes é importante conhecer as demais empresas que estão inseridas no mercado e saber quais os pontos positivos e negativos dos produtos e serviços disponibilizados por elas de forma comparativa com o seu.
 
A partir do momento que você conhece a concorrência você pode agregar diferencial ao seu produto e serviço para conquistar um número maior de clientes. É uma excelente forma de evitar frustrações em investimentos. O mercado evolui constantemente e é preciso acompanhar o passo.

 

Definição de metas

 
Usando como base o modelo S.M.A.R.T, pormos definir metas claras para seu negócio. Esse modelo usa dos cinco elementos que compõem a palavra Smart, veja detalhadamente:
 
• eSpecíficas – em vez de dizer “quero ter mais visitantes no meu site”, especifique. O que você quer que eles façam? Prefira ações finais, aquelas que definem a conversão.
 
Mensuráveis – certifique-se de que as suas metas podem ser medidas de maneira objetiva, sem precisar de recursos “mágicos”.
 
Atingíveis – mantenha os pés no chão. Seja realista e não planeje dar passos muito maiores do que as pernas.
 
Relevância – esta meta é realmente importante? A variação deste indicador vai mudar algo significativo na sua empresa ou é apenas uma métrica de vaidade?
 
Temporal – coloque um prazo para que a meta seja atingida. Assim você aumenta a motivação para chegar lá.
 
Depois de definir as metas, é o momento de colocá-las em perspectiva de acordo com o tempo e o grau de complexidade de cada uma delas. Existem metas menos complicadas e outras incrivelmente misteriosas quanto ao seu cumprimento.
 

Defina o cronograma para execução do plano de marketing

 
O cronograma é uma peça fundamental para o sucesso do seu plano de marketing.  Com ele é possível fazer o acompanhamento da execução do plano, o monitoramento e o levantamento dos resultados alcançados são de grande importância para a avaliação do sucesso e o que precisa ser corrigido.
 
Um bom cronograma não contempla só o que será feito, ele também considera os esforços necessários, desde os itens necessários até quem realizará qual função.

Revise as metas

 
Faça a análise dos dados e compare com o seu planejamento. Algo mudou desde o planejamento? O que está dando certo e o que deve ser adaptado? Mesmo que o planejamento e a execução sejam bem feitos, em alguns casos a meta é simplesmente muito difícil e todo o trabalho pode ainda não ser suficiente. Isso não quer dizer que todo o planejamento deve ser mudado. A revisão serve principalmente para verificar onde você tem mais acertado, investir nisso e flexibilizar o seu planejamento para estar mais previsível.
 

Pense à longo prazo

Saber precificar os produtos é uma das coisas mais difíceis para as empresas. Saber quanto deve ser cobrado e se as pessoas vão querer pagar esse preço pelo produto.  Mesmo já tendo os preços bem definidos, pense neles à longo prazo.
 
Quando a sua empresa estiver estabelecida no mercado, os clientes estarão dispostos a pagar mais pelo o que você oferece, já que existirá uma história de sucesso por trás do negócio. Sendo assim, é possível planejar, em um prazo maior, quais ajustes serão feitos nos preços.
 
Ao longo do desenvolvimento da empresa – e do plano de marketing – é provável que melhorias e mudanças aconteçam no processo de venda, produção e em vários outros.
 

Projeções financeiras para o marketing

 
Quando não há um planejamento é realmente difícil adaptar as finanças e isso gera dores de cabeça para os gestores. A parte econômica dos negócios pode ser o fator que vai definir o futuro da empresa.
 
Através de projeções financeiras é possível organizar melhor os investimentos em marketing. O ROI – retorno sobre investimento – é uma métrica muito importante para essas projeções, já que ele pode ajudar a definir os melhores destinos para os investimentos que serão feitos.
 
Pensar no financeiro à longo prazo é pensar nos objetivos e projeções de crescimento da empresa, assim é possível alinhar os esforços de marketing com a situação esperada para o negócio, em um certo período de tempo.
 
Agora que você já conhece as etapas pode ver que o plano de marketing digital requer um pouco de tempo e dedicação. Mas ele pode te ajudar a poupar tempo e dinheiro futuramente. Ter resultados a longo prazo, que além de precisos, são mensuráveis e irão te ajudar a alcançar seu publico alvo.
 
 
 
Caso necessite de um diagnóstico mais específico, você também pode pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts