Blogs

O nascimento do menino Jesus

Por Sérgio Nicácio Lira 15/12/2016 08h08
Por Sérgio Nicácio Lira 15/12/2016 08h08
O nascimento do menino Jesus
Foto: Divulgação/ Ilustração
Olá, amigos! Graça, paz e bem da parte de Jesus de Nazaré. Tudo bem com vocês? Nesse nosso encontro, vamos falar do nascimento do menino Jesus e do significado desse acontecimento para nós cristãos. Que Deus nos ajude e nos revele a boa nova do evangelho. Será uma mensagem breve e simplória, mas que traz muitas reflexões para nós.

O texto que usaremos como ponto inicial, encontra-se no evangelho segundo escreveu São Lucas, capítulo 2, versículo 11.
“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor”.

O nascimento de Jesus representa o cumprimento da promessa de Deus para a humanidade. Promessa essa feita há milhares de anos, no Jardim do Éden, quando Deus disse que dá mulher nasceria uma semente que pisaria a cabeça da serpente. A semente é Jesus. A serpente é o diabo, o dragão, satanás.

A Bíblia não relata qual dia e mês Jesus nascera, diz apenas que ele nasceu em Belém, envolto numa manjedoura. Isso para cumprir as profecias dita pelos oráculos do antigo testamento (Mq 5:2 e Is 7:14). Como tradição, os cristãos comemoram o nascimento do Messias no dia 25 de dezembro, apesar de existirem evidências bíblicas que apontem que essa data provavelmente não esteja correta, isso porque, em Lucas 2:8 diz que no dia do nascimento do menino Jesus, os pastores estavam no campo e guardavam durante a vigília da noite o seu rebanho.

Ora, se os pastores estavam no campo cuidando das ovelhas, pode-se concluir que Jesus não nascera em dezembro, pois nesse mês faz muito frio na região da Judéia, devido ao inverno que é muito rigoroso. Por isso, no mês de dezembro, os pastores ficam com as ovelhas no aprisco e não no campo.

Provavelmente, Jesus nascera na primavera ou no verão. Todavia, a data exata do nascimento de Jesus fica em segundo plano, pois o que verdadeiramente importa é sabermos que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna (Jo 3:16).

O Natal representa a maior expressão de amor de Deus por nós, pois é o próprio Deus quem se faz menino e vem habitar conosco (Emanuel), é o verbo que se faz carne. Marca o início da salvação da humanidade que havia se perdido, por causa de Adão e Eva quando pecaram contra Deus. É através de Cristo que Deus nos reconcilia com Ele e nos mostra todo o seu amor. Portanto, o Natal só faz sentido para quem crer que Jesus é o Messias.

O verdadeiro Natal acontece dentro de nós, quando abrimos a porta do nosso coração e deixamos Jesus entrar e fazer morada. "Eis que estou à porta e, bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3:20). Por isso, Natal é tempo de Jesus nascer dentro das pessoas, pouco importando sabermos o dia exato do nascimento biológico de Jesus.

Para cada pessoa Jesus pode nascer em um dia diferente. Para o cego Bartimeu, Jesus nasceu em Jericó, no momento em que ele foi curado da cegueira (Lc 10: 46-52); para a mulher do fluxo de sangue, Jesus nasceu no caminho da casa de Jairo, quando ela tocou em seu manto e recebeu a cura (Lc 8:43-48); para a Samaritana, Jesus nasceu junto à fonte de Jacó, quando lhe ofereceu água viva (Jo 4:1-28); para Maria, sua mãe, Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, cercado de anjos e pastores que gritavam: "Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens a quem Deus quer bem” (Lc 2:7-14).

Portanto, Jesus pode nascer a qualquer momento na vida daquelas pessoas que não o conhecem ainda. E, para você, quando Jesus nasceu? Pense um pouco! Caso descubra que Jesus ainda não nasceu dentro de você. Abra o seu coração e o aceite como seu Salvador, pois ele nasce todos os dias no coração de quem o aceita. Feliz Natal para você e para a sua família. Que a luz de Cristo nos ilumine. Amém! Um grande abraço.

 

Sérgio Nicácio Lira

Sérgio Nicácio Lira. Bel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), extensão Arapiraca, no ano de 2009. Servidor Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Oficial de Justiça) . Seguidor e Discípulo de Jesus, o Cristo. Estudante da palavra de Deus.

Ver todos os posts