Blogs
ADJUNTO ADNOMINAL OU COMPLEMENTO NOMINAL, eis a questão!
 
                            Aqui temos um dos grandes questionamento da língua portuguesa. Na análise sintática, há várias situações que deixam os estudantes “entristecidos”, e esta dúvida está num patamar bem elevado. Bom, vamos tentar desvendar este mistério.
Antes de mais nada, temos que conceituar de forma rápida e clara os dois tópicos dos quais estamos falando: O Adjunto Adnominal é o termo que, sintaticamente, refere-se a um substantivo, especificando-o, numerando-o, qualificando-o ou explicando-o. Como tem estas funções, pode ser um artigo, adjetivo, locução adjetiva, numeral, pronome adjetivo ou até uma oração subordinada. Já o complemento nominal é o termo que se refere a um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) com o uso, OBRIGATÓRIO, de uma preposição.
Primeiramente, a gente só pode confundir os dois quando houver a presença de um SUBSTANTIVO ABSTRATO e uma PREPOSIÇÃO. Digo isso porque se houver uma frase em que o termo em análise seja regido por um adjetivo (EX: Ele está apto para a prova) ou por um advérbio (Ex: A professora agiu favoravelmente aos alunos), não haverá esta confusão, pois o Adjunto Adnominal não será termo regido por adjetivo ou advérbio.
Tendo em vista que somente a presença de substantivo abstrato irá gerar uma dúvida entre o AA e o CN, analisemos as seguintes frases: A crítica ao aluno. / A crítica do aluno.
Na primeira, quem recebe a crítica é o aluno, neste caso ele é SUJEITO PASSIVO da ação. Na segunda, o aluno pratica a ação, sendo assim o SUJEITO ATIVO. Esta é a diferença primordial para sanar esta grande dúvida. Caso o elemento a ser analisado seja o sujeito Ativo daquela ação, será Adjunto Adnominal; caso seja Passivo, será Complemento Nominal.
Agora, só para fixar, vamos analisar uma questão da prova IFAL/2016 de nível superior.
Nas orações “A nota da imprensa esclareceu pontos obscuros do edital” e “A invenção da imprensa é creditada a Johannes Gutenberg”, os trechos destacados constituem, respectivamente,
A) objeto direto e agente da passiva.
B) complemento nominal e objeto direto.
C) adjunto adnominal e adjunto adverbial.
D) adjunto adnominal e complemento nominal.
E) complemento nominal e predicativo do sujeito. 
Bom, como os termos se referem a nomes, possivelmente serão complementos nominais ou adjuntos adnominais. Há uma única alternativa que expressa as duas opções; mas, para termos a certeza, vamos ver quem é ativo ou passivo, já sabendo que imprensa é substantivo abstrato e que temos preposição na duas ocasiões. No primeiro caso, a imprensa publicou a nota, então ela foi o SUJEITO ATIVO da ação, sendo assim um AA. No segundo caso, a imprensa foi inventada, sendo assim SUJEITO PASSIVO da ação, expressando assim a presença do CN. Então, a letra D é a alternativa correta.
Espero ter ajudado e, no caso de alguma dúvida, escrevam para o e-mail [email protected] e tentaremos ajudá-los da melhor forma possível.
Uma abraço e até a próxima!
 
								Arena do Concurseiro
Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.
Ver todos os postsÚltimas notícias
 
        Feira Grande comemora o Dia do Servidor Público com humor e alegria ao lado de Zé Lezin
 
        Claudia Leitte agita Arapiraca com show histórico na comemoração dos nos 101 anos da Capital do Agreste alagoano
 
        Lojistas do Agreste apostam no Natal Premiado para aquecer vendas de fim de ano
 
        Polícia Civil fecha o cerco contra o crime organizado e prende acusados de diversos delitos praticados nos municípios de Alagoas
 
        

