Blogs

Polícia e Bombeiro de Alagoas: Os certames mais esperados!!

16/11/2016 16h04
16/11/2016 16h04
Polícia e Bombeiro de Alagoas: Os certames mais esperados!!

Muitos jovens do nosso estado (Alagoas) e de outros estão esperando, com muito entusiasmo, os concursos da Polícia e do Bombeiro Militar de Alagoas. Estes já foram anunciados, tanto pelo governador, quanto pelo secretário de segurança; logo, a possibilidade de termos, o mais breve possível, estes processos seletivos é simplesmente concreta.

O problema é que alguns destes que estão empolgados não têm a mínima noção de como chegar a um patamar de “concorrente real” à vaga e continuam num mundo abstrato onde ele imagina como vai trabalhar, quanto vai ganhar, como será sua vida com uma arma na cintura e se esquece do ponto principal: estudar!

Não é tão difícil o início, pois quem quer obter êxito neste concurso deverá analisar o edital anterior na página do Cespe, um senhor edital, diga-se de passagem, verificar o conteúdo programático, fazer um cronograma de estudo que dividirá seu tempo livre em análise de disciplinas e, simplesmente, “guerriar”; mas, quando chega neste momento, acontece a desistência, o cansaço na vista, nos braços, no estômago (hipérbole) e a dor de cabeça, entre outros argumentos que impedem o estudante que “pensa que ser concurseiro é um mar de rosas” de prosseguir num caminho que, para estes concursos, não chega nem no rastro do nível de dificuldade de um concurso como o de analista da justiça federal.

O edital PMAL/2012 foi um dos mais intrigantes da história das polícias a nível nacional. A exorbitante quantidade de disciplinas e a presença de língua estrangeira e redação deixou todos os candidatos perplexos, pois estavam acostumados àquele velho conteúdo (Português, Matemática, Constitucional, Geografia, História, Estatuto) e não conseguiram digerir a novidade. Consequentemente, a quantidade de aprovados foi tão ínfima que não conseguiu suprir a falta de quantitativo, por isso o concurso PMAL/2016 ou 2017 é tão importante.

Há 10 anos foi realizado a última seleção para os membros efetivos do Corpo de Bombeiro do Estado de Alagoas. A falta de soldados deixa o contingente com menor poder de atuação eficaz. Com isso, a possibilidade de acontecer a mesma situação de 2006, onde tivemos as provas das duas entidades com apenas uma semana de diferença nas datas de aplicação, é muito grande.

Bom, o momento é propício e a hora é esta. Concurso não né algo que  aparece a todo momento; por isso, devemos estar atentos a todas as oportunidades.

Português descomplicado

Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.

Ver todos os posts