Blogs

Já fiz várias provas de concursos e não passei. O que faço?

19/10/2016 14h02
19/10/2016 14h02
Já fiz várias provas de concursos e não passei. O que faço?

Muitos estudantes que se preparam pra concurso indagam o seguinte questionamento: “já tentei várias vezes e por que não passo?”. Será que o erro está na quantidade de tempo dedicado, na metodologia de estudo, no material que está sendo utilizado ou até mesmo no momento que não é propício?

Bom gente, realmente é muito difícil entender o motivo pelo qual você não está obtendo êxito diante de algumas tentativas. Há uma frase muito conhecida que diz o seguinte: “Concurso não se faz pra passar, faz-se até passar”. Não concordo muito com esta porque não conheço ninguém que se inscreva num certame e não pretenda passar, e também se esse “até passar” demorar muito, o estudante acaba perdendo a paciência; também perde o estímulo, a vontade, a coragem e, acima de tudo, a esperança.

Quando se trata de tempo de estudo, é fundamental saber que a quantidade de tempo não está diretamente ligada ao rendimento do aluno, pois há candidatos que estudam 4 horas, mas interrompem sua jornada com a visualização de notificações do whatsapp ou facebook e perdem totalmente a concentração. Caso o tempo fosse diminuído pela metade (2 horas), mas fosse totalmente dedicado, sem interrupção, à jornada de estudo, o rendimento seria muito maior que o dobro sem a atenção devida. Falando em whatsapp e facebook, vocês já contabilizaram o tempo que gastam, diariamente, navegando nas redes sociais? E se este tempo fosse convertido em estudo, será que seu nível de entendimento dos assuntos aumentaria? É algo a refletir.

Às vezes, os candidatos se iludem quando gastam mais de 50% do seu horário estudantil com leitura de livros acadêmicos de teorias diversificadas, com grande número de páginas e não se preocupam em fazer resumos, mnemônicos ou mapas mentais, esquecendo-se, consecutivamente, da resolução de questões, que é algo prioritário na luta pela efetividade. Na minha visão, o material deve ser o mais sucinto possível, abordando o que realmente tem condições de cair na prova que você pretende fazer, tendo em vista a análise da banca para cada matéria. Feito o resumo e revisado, parta para a resolução de questões, de preferência da banca em questão. Quanto mais questões, melhor. Nesta resolução, você saberá onde há necessidade de uma nova leitura e, caso seu percentual de acerto esteja acima de 80%, não há muita necessidade de rever conteúdo, continuando assim com as questões.

Na fase de preparação, sua vida deve estar livre de alguns problemas que podem te prejudicar neste momento. Dívidas, relacionamentos amorosos e trabalho estão entre os principais. Antes de tudo, você deve estar bem consigo e com tudo, pois sua mente precisa estar limpa e aberta para a aquisição de conhecimento e futura utilização deste.

Não adianta ter um horário de estudo se ele não é diário. Caso você estude na Segunda e fique até a Sexta sem estudar, voltando a revisar algo neste dia, seu nível de rendimento será muito baixo. A sequência diária, mesmo com pouco tempo, é essencial para que você exercite sua mente que se acostumará a esta situação. Haverá um tempo que você irá sentir falta de não ter revisado algo em determinado dia, e é neste momento que saltarás de “mais um inscrito” para “favorito à vaga”.

Passar num concurso não é tão difícil. Verifique se seu modo de vida está contribuindo para sua aprovação e “detone”, pois, apesar de toda a crise, a comida na mesa do concurseiro sempre está presente. Avante!

Português descomplicado

Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.

Ver todos os posts