Blogs

2016, escolha difícil

Por Bruno Euclides 21/09/2016 10h10
Por Bruno Euclides 21/09/2016 10h10
2016, escolha difícil
Foto: Júnior Silva/ Já é Notícia
Seja nos encontros de famílias, no futebol, na roda de amigos ou na mesa do bar é incrível como cada vez mais pessoas concordam que está difícil encontrar uma opção de voto sem muitas ressalvas. Seja para vereador ou prefeito, não tem sido fácil a vida do arapiraquense quando se trata de escolher quem vai o representar na administração pública municipal.

Ainda bem que um sentimento de inconformismo vem tomando muita gente, a insatisfação com os nomes e os métodos de sempre, tenho esperança que um dia a maioria das pessoas pare de pensar somente em resolver o hoje esquecendo do que vem amanhã. Particularmente acho um desperdício o voto nulo, prefiro encontrar, em meio ao mar de ressalvas, nomes que mais me agradem ou menos me ofendam. Uma coisa é certa: santo não existe. É preciso acabar com o messianismo e adotarmos uma postura combativa e participativa, seja na escolha de representantes ou na resolução de nossos problemas, pois qualquer mudança em nossas vidas começa com nós mesmos.

Costumo analisar os postulantes, trajetória de vida, trajetória política, partido e corrente ideológica, alianças pontuais e duradouras, coligações locais e regionais. Acho extremamente necessário levar em conta todo o contexto eleitoral e político e não apenas o nome da pessoa. Em resumo, o que espero? Alguém que não tenha nascido dentro de palácios e sedes de governo, que não tenha feito da política sua única ocupação, que enxergue o Estado como um promotor de oportunidades e que tenha coerência em suas alianças discursos e ações. Está difícil né? Mas ainda assim é preciso escolher alguém, pois os outros vão escolher. E lá vamos nós flexibilizar aqui, relativizar ali, e fazer uma escolha que muitas vezes não nos orgulha, mas que foi a possível.

Em tempo, aproveito para comentar o debate ocorrido ontem, na UFAL, se é que dá para chamar de debate, já que foi boicotado pelo Deputado Ricardo Nezinho e abandonado na metade pelo Deputado Tarcísio Freire. Em um clima de escolha tão difícil chega a ser revoltante o deboche e o desdém com a população e principalmente com os integrantes da Universidade, de quem se propõe a ocupar o cargo mais importante da cidade. Para mim ficou claro o despreparo dos dois candidatos, parabéns a Rogério Teófilo e Lindomar Ferreira que demonstraram o mínimo de respeito a população de Arapiraca.