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O Propósito de possuir um propósito

02/08/2016 18h06
02/08/2016 18h06
O Propósito de possuir um propósito
“Não há como fugir da razão, como negar o propósito. Pois, como ambos sabemos, sem propósito, não existiríamos. Foi o propósito que nos criou. O propósito nos conecta. Ele nos impele. Nos guia. Nos motiva. O propósito nos define. O propósito nos une. Nós estamos aqui por sua causa, Sr. Anderson. Para tirar o que tentou tirar de nós. O propósito." (Agente Smith, Matrix Reloaded - 2003)

Este discurso do filme Matrix Reloaded sempre esteve presente em minha memória, neste momento do filme, o então Agente Smith (Hugo Weaving) entra em um diálogo com Neo (interpretado por Keanu Reeves) para iniciar o conceito de sua conexão que começou a existir após Neo ter o destruído no fim do primeiro filme (Matrix 1999). A conversa antecede umas das melhores cenas de ação não só do filme, mas da época. No entanto, o que chama a atenção ainda hoje é a capacidade que esta oração tem ao trazer conceitos e informações totalmente reais ao mundo dos negócios em que vivemos.

Se hoje observarmos qual o maior diferencial na grande maioria dos negócios que estão fazendo sucesso pelo país e pelo mundo, podemos dizer que o propósito é algo extremamente determinante. Mais do que boas estruturas físicas, profissionais altamente capacitados ou metodologias e mecanismos de gestão tecnologicamente competentes, possuir algo pelo qual percorrer faz uma grande diferença.

É fácil observar um grande número de empresas abrindo em nossa volta. A popularização do empreendedorismo fez com que milhares de brasileiros buscassem sua independência financeira através da construção de um negócio próprio. Entretanto, ainda 25% delas acabam fechando nos primeiros dois anos de idade (fonte: Sebrae). A falta de conhecimento na área de gestão e a incapacidade de trazer ao mercado produtos/serviços diferenciados são causas recorrentes para esse dado tão alarmante. De qualquer maneira, cabe ainda - apesar destas constatações - alguns aprofundamentos, não somente nas empresas que fecham, mas em muitos outros que perpetuam sem grandes perspectivas de sucesso. Uma das causas visivelmente observadas é a falta de um porquê para existir. A criação de negócios, especificamente pela necessidade, traz por vezes um vazio no que diz respeito ao que você propõe para as pessoas e o quão serão beneficiadas direta e indiretamente por um todo.

Se buscarmos o significado de propósito no dicionário, obteremos o conceito de que é a intenção de fazer algo, projeto, desígnio, aquilo que busca alcançar, objetivo, finalidade, intuito, decisão, determinação, resolução. Todos estes conceitos são vistos como base para o futuro de qualquer ser humano na busca sobre o impacto que cada um gerará no universo. Diante dessa conclusão, porque isto não é inserido em nossos negócios? Negócios esses que são organismos vivos que interagem com públicos de interesse e que interferem na vida de tantas outras pessoas? Engana-se aquele “empresário” cujo único propósito de ter uma empresa seja somente obtenção de lucro, de ganhar milhões. Este poderá até alcançar o objetivo, mas provavelmente nunca se sentirá completamente realizado.

Algumas organizações até acreditam que a missão, a visão e os valores estão diretamente ligados ao conceito do propósito (que é uma verdade), entretanto as maneiras pelas quais são criadas, por vezes, são equivocadas, quando o grupo está mais preocupado em “ter” do que em “ser”, ou melhor, possuir ao invés de vivenciar. A capacidade que um negócio tem de modificar vidas deve ser levada a sério, entendendo que essa intervenção trará consequências que afetarão desde o colaborador de sua empresa e sua satisfação em trabalhar naquele espaço, como a forma com que seu cliente tratará seu negócio, bem como o qual o grau de reciprocidade que terá com sua marca.

Ter um propósito pelo qual seguir é oportunizar a criação de vínculos com a comunidade que será atingida. É considerar que existe algum bem que seu negócio está fazendo para a sociedade e acima de tudo entender que este organismo criará vínculos ao invés de apenas consumidores. Aquela história da missão, visão e valores que você algum dia já deve ter escutado e que ficou cheio de vontade de colocar na parede da sua empresa em uma placa de vidro bem bonita, só será válida se ela realmente for criada de dentro para fora através daquilo que nos conecta, nos impele, nos guia, nos motiva, nos define e acima de tudo, nos une. Ok Sr. Anderson?
 

 Victor Ferreira

Relações Públicas
Gestor Estratégico
Consultor nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing, Vendas e empreendedorismo e Inovação
Consultor Credenciado do SEBRAE-AL
Sócio da empresa Orientis - Soluções empresariais
Parceiro e Gestor da NEXUS - Coworking