Blogs

Desenvolvimento Perneta

30/05/2016 17h05
30/05/2016 17h05
Desenvolvimento Perneta
                   Quem trafega pela AL 110 no trecho que liga Arapiraca a Penedo se depara com uma cena que mostra o quão emblemática é esta nossa terra. O encontro de uma rodovia em estado de decomposição com a construção do novo Gasoduto Penedo/Arapiraca é mais um exemplo do quão desigual pode ser nossa Alagoas.

            Ainda que com retardo, e apenas para Arapiraca e Região, a expansão da rede tubular da ALGAS vai ser mais um marco no desenvolvimento do interior do Estado, propiciando uma fonte de energia mais barata e razoavelmente limpa. O uso deste combustível beneficia as residências, mas principalmente as empresas e o desenvolvimento de um Parque Industrial de verdade no agreste de Alagoas.

            Por muitos anos fomos submetidos a esdrúxula situação de extrair muito gás natural e praticamente não tirar benefício disso; a maior parte do gás era enviado a Pernambuco e Sergipe, mas aos poucos esta situação vai mudando. Mas da mesma forma que antes o gás atravessava todo o Estado rumo aos mais longínquos lugares sem beneficiar um alagoano sequer no caminho. Outra vez a intrigante situação se repete, apesar do City Gate existente na cidade de Penedo já há alguns anos, a região nunca foi beneficiada.

            É fato que Alagoas vive, já há alguns anos, um processo de melhoria de sua malha viária, com diversas obras de recapeamento e pavimentação de novos trechos, exemplo foi a recuperação da rodovia citada no trecho até São Sebastião. Contudo, é inconcebível que a parte que liga duas das mais importantes cidades do Estado continue agonizando sem sinalização e com constantes operações tapa-buracos. Vale ressaltar que o citado trajeto já ultrapassa uma década sem nenhuma “reforma” de verdade.

            Assim segue nossa Alagoas, com seu “desenvolvimento perneta”: de um lado a modernidade e a diversidade de novas fontes de energia; do outro as constantes e conhecidas deficiências como as de nossa malha viária por exemplo.

Feliz pelos avanços, mas continuo certo que falta muito, e que podemos muito mais!