Blogs

Quanto mais crise, mais editais abertos e previstos.

15/04/2016 16h04
15/04/2016 16h04
Quanto mais crise, mais editais abertos e previstos.

Peço desculpa a todos por não renovar, semanalmente, em virtude de problemas  pessoais, nossos diálogos sobre concursos. Mas, como nem todos os problemas duram uma eternidade, voltemos à nossa programação normal.

No segundo semestre de 2015 havia uma suspeita de que os concursos “dariam um tempo”. A crise e as declarações de alguns chefes do executivo reforçavam esta tese e muitos concurseiros ficaram totalmente tristes por ficarem um pouco mais longe do grande objetivo, a nomeação num cargo público.

Enquanto nossa presidentE declarou a suspensão de alguns certames, o edital do INSS estava no molho, pois já estava previsto. Dentro desta esfera, o IBGE também aproveitou a deixa e simplesmente se lançou ao mercados das provas 2016. Ainda no executivo federal, um dos mais esperados está iniciando seu processo seletivo. O IFAL, que há pouco ofertou vagas para professores, está na iminência de abranger os cargos dos demais níveis.

Os estados nordestinos estão deixando os concurseiros sem dormir. Sergipe tem previsão para dois concursos: Bombeiro Militar e Agente Penitenciário, sendo este último anunciado pelo secretário de segurança para publicar o edital em, no máximo, 60 dias.

Pernambuco abriu as portas para novas contratações efetivas. Começou ofertando 1500 vagas para a Polícia Militar. Vendo que a generosidade não estava tão grande, coloca à disposição mais de 900 vagas para as Polícias Civil e Científica, nos mais diversos cargos, entre eles o de delegado.

Alagoas não está, neste momento, no mesmo patamar dos estados vizinhos, mas a previsão para o próximo ano não é tão ruim. O Corpo de Bombeiros do estado, cujo último concurso foi realizado em 2006, tem grande possibilidade de ofertar vagas para a complementação do seu quadro. A Polícia Militar não realizou seu último concurso há tanto tempo assim, mas, como seu quadro não é tão estável e sofre perdas a todo momento, deve também oferecer vagas no ano subsequente.

Correndo por fora, Bahia e Ceará estão também com editais previstos na área de segurança pública, especificamente Polícia Militar. Os editais deverão ser publicados no primeiro semestre de 2017. O bacana é que estes três últimos estados (Alagoas, Bahia e Ceará) têm, nos conteúdos programáticos dos respectivos editais, várias disciplinas afins, que possibilita um estudo integrado para os certames em tela.

Quem pensa que crise é sinônimo de falta de editais, por favor, reavalie sua opinião.

 

Até a próxima!!!

 

 

“E Deus continua sussurrando: "Não desista, o melhor ainda está por vir"

Caio Fernando Abreu

Português descomplicado

Sou Anderson Pereira, Graduado em Letras e em Direito pela UNEAL, pós-graduado em Direito do trabalho, Processo do trabalho e Previdenciário pela Estácio, onze anos de experiência docente em língua portuguesa, funcionário público federal pelo DNIT, professor de português e gestor do curso preparatório ESTUDEANTES.

Ver todos os posts