Blogs

Sou Cristão. Devo Guardar o Sábado?

08/04/2016 14h02
08/04/2016 14h02
Sou Cristão. Devo Guardar o Sábado?
Olá, amigos! Graça, paz e bem da parte de Jesus de Nazaré.

Estamos aqui para mais um encontro. Que Deus nos dê graça e sabedoria para estudarmos a sua palavra e compreendermos aquilo que ele quer nos ensinar.

Nesse encontro, vamos falar sobre a obrigação, ou não, de guardar o dia de sábado. Esse tema surgiu a partir de uma dúvida de leitora do blog sobre a obrigatoriedade da guarda do sábado. Partindo do pressuposto de que outras pessoas também têm esse mesmo questionamento, resolvi falar sobre esse assunto.
Pois bem, sabemos que a principal igreja que defende a guarda do sábado como sendo uma obrigação para seus membros é a igreja Adventista do Sétimo dia. Eles usam como principais argumentos para essa doutrina, textos do Velho Testamento, dentre eles, os mais utilizados são: Gênesis 2:1-3, que fala sobre a criação do mundo; Êxodo 20:8-11, que é o quarto mandamento; e Levíticos 23:14, que diz que o sábado é um estatuto perpétuo a ser seguido. Seguem os textos mencionados.
“Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o sétimo dia; e o santificou....”. (Gn 2:1-3).

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obras. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. (Êx 20: 8-14)”.
“E não comereis pão, nem trigo torrado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia, em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; é estatuto perpétuo pelas vossas gerações, em todas as vossas. (Le 23:14)”.

Estão aí os textos que fundamentam a doutrina da guarda do sábado. Pela simples leitura dos textos, poderíamos chegar à conclusão de que a guarda do sábado é obrigatória, pois a própria Bíblia e o próprio Deus manda guardar o sábado. Todavia, com todo respeito que tenho aos irmãos da igreja Adventista, ousamos em discordar da obrigatoriedade do cristão guardar o sábado, pois esses textos mencionados não foram escritos para nós, mas sim, para o povo judeu. Não se aplica ao povo cristão por quê? Explico.

A Lei, ou seja, o Velho Testamento, foi feita exclusivamente para ser cumprida pelos Judeus, pelo povo que Deus havia escolhido para ser seu. A Lei tinha a função de conduzir o povo de Deus para algo muito maior que iria acontecer, isto é, a vinda de Cristo, apesar de o povo de Deus ter rejeitado e matado o Messias. Em Gálatas 3:23 a 25, diz que: “Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da Lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. De modo que a Lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio”.

Portanto, o Apóstolo Paulo deixa Claro, nessa passagem, que a Lei tinha uma razão de ser, mas nós cristãos, não devemos obediência a Lei, pois aquilo que ia de vir, já veio, ou seja, o cumprimento da Lei foi Cristo. Aliás, em Mateus, capítulo 5, versículo 7, Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Assim, nós que seguimos Jesus de Nazaré não devemos obediência nenhuma a Lei, pois Jesus cumpriu a Lei por mim e por você. Com a vida, morte e ressureição de Jesus, toda a justiça de Deus foi feita, ou seja, Jesus pagou na cruz todas as nossas dívidas. Logo, nenhuma condenação há para aquele que está em Cristo, pois nova criatura é (2Cor 2:17). Portanto, a ressureição de Cristo marca o início de uma nova criação. A partir daí, não somos mais submissos a Lei, pois vivemos pela Graça.

A guarda do sábado tinha uma razão de ser. A palavra sábado, ou sabat, em hebraico, quer dizer: descanso. O sábado foi instituído por Deus como um presente para o homem. Deus queria que seu povo tivesse um intervalo para descanso, sem precisar trabalhar de sol a sol. Todavia, esse descanso servia como uma profecia, um sinal, para que aquilo que estava reservado para nós, isto é, a vida eterna. O descanso do sábado era uma sombra para o descanso em Cristo. Tanto é assim, que o escritor de Hebreus fez, justamente essa comparação, vejamos:

“Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras; e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência”. (Hb 4:1-5;9-11).

Agora, fica clara a relação que há entre o descanso sabático e o descanso eterno. Após a morte e ressureição de Jesus, nós não vivemos sob o aio da Lei, mas sob a Graça de Jesus. Querer viver na Lei, é o mesmo que negar tudo aquilo que Jesus fez por mim e por você na cruz do Calvário. É querer anular o sacrifício vivo de Cristo. Viver na Graça é muito maior que viver na Lei, pois na Graça, não existe dia determinado para guardar, pois devemos nos santificar todos os dias (Rm 6:22). O próprio Jesus curava e comia no sábado, e quando questionado pelos fariseus, sua resposta foi: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2:27). Com isso, Jesus quis dizer que o sábado foi um presente de Deus para o homem, não devendo o homem ficar escravo dele.

Ademais, no novo testamento, de Romanos a Apocalipse, não vamos encontrar uma passagem se quer nos mandando guardar o sábado. Pelo contrário, a única passagem que fala sobre o sábado, ela diz que o sábado servia de sombra para aquilo que viria, pois o que havia de vim era muito maior do que esse descanso temporário e limitado, pois o descanso vindouro seria eterno. Vejamos a passagem Bíblia que se encontra em Colossenses 2: 16 e 17:

“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo”.

Portanto meus irmão em Cristo, guardar o sábado como sendo uma obrigação cristã, é ir de encontro ao Novo Testamento. É abandonar a Graça e voltar a Lei. É anular todo o sacrifício de Cristo, sua morte e ressureição. Digo mais, querer acrescentar qualquer elemento como sendo necessário para nossa salvação, é não crer no poder que há no sangue do cordeiro de Deus.

Por fim, analisando o contexto Bíblico histórico, vemos que as igrejas cristãs primitivas e os Apóstolo costumavam se reunir aos domingos e não aos sábados. Portanto, se tem algum dia que devemos ter como especial para comemorarmos e confraternizarmos juntos, esse dia é o domingo, pois foi no domingo, ou seja, no primeiro dia da semana, que Jesus ressuscitou, vencendo de uma vez por todas a morte. É a partir desse dia que se inicia uma nova criação, pois o segundo Adão, Jesus, resgatou-nos dos grilhões da morte eterna. Está escrito em São João, capítulo 20 que: no primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de Jesus e chegando lá, viu a pedra removido, e correu para avisar aos Apóstolos que estavam reunidos em uma casa. A Bíblia diz que Jesus apareceu para eles naquele lugar, todavia, Tomé não se encontrava, e, por causa da incredulidade de Tomé, Jesus voltou ao mesmo local oito dias depois, ou seja, novamente no domingo, e os discípulos estavam reunidos. (Jo 20:1-26).

A igreja primitiva também tinha o costume de se reunir aos domingos, conforme relata o Doutor Lucas em Atos dos Apóstolos 20:7, que diz: “No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.
Assim, nessa breve reflexão, espero que os irmãos tenham compreendido que para nós cristãos não existe o dever de guardar o sábado, pois o descanso sabático representava um sinal profético para o nosso descanso eterno em Cristo Jesus. Que o Espírito Santo do Senhor nos conduza sempre a verdade da palavra de Deus. Amém! Até o próximo.
Conhecerás a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32)