Blogs

A importância da ergonomia no ambiente corporativo

10/03/2016 08h08
10/03/2016 08h08
A importância da ergonomia no ambiente corporativo
Ergonomia é um termo derivado do grego, que significa normas de trabalho. Seu principal objetivo é buscar a adaptação humana ao seu ambiente de trabalho, tornando-o mais confortável e funcional. A Associação Internacional de Ergonomia divide a Ergonomia em três áreas: física, cognitiva e organizacional. Iremos focar na ergonomia física, a qual lida com a relação do ser humano e o espaço por ele ocupado.

Quando pensamos num ambiente corporativo, logo vem à cabeça um espaço que seja favorável à produção, objetividade, interação, dinamismo, disciplina e concentração. O fato, é que todos esses fatores tendem a “cair”, caso não haja um espaço propício para que todos eles aconteçam de forma segura, visando principalmente à prevenção de acidentes laborais. É aí que entra em cena a ergonomia.



No Brasil, é a NR17 e a NBR9050- ABNT (acessibilidade à edificação, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) que os profissionais de arquitetura, engenharia e design utilizam como parâmetros para projetar um espaço corporativo eficaz, sem causar nenhum dano à saúde e qualidade de vida dos usuários do local.

Na imagem abaixo, podemos observar quantos pontos devem ser analisados ao planejar uma estação de trabalho. Aparentemente parece simples, é só providenciar uma cadeira, mesa, computador e acessórios necessários para que o trabalho seja feito. Mas já pararam para pensar, quantos colaboradores desenvolvem doenças ocupacionais (Lesão por esforço repetitivo, tendinite, hérnia) apenas devido ao espaço de trabalho ser inadequado? O número de pessoas que se aposentam precipitadamente por este motivo tem aumentado consideravelmente, a ponto de provocar nas empresas uma preocupação com o assunto.



Estudos comprovaram que o conforto no momento de trabalhar influencia na produtividade dos colaboradores. Iluminação adequada, mobiliário com dimensões acessíveis e adaptáveis aos diversos biótipos que trabalharão no espaço, organização no layout e locação de equipamentos, controle dos ruídos, são apenas alguns dos critérios que devem ser levados em consideração.



QUER SABER MAIS? Entre em contato conosco (82)98180-7586 ou (82)99931-4704 ou nos procure no facebook: https://www.facebook.com/mob20alagoas/

 Nívea Cavalcante
Arquiteta e urbanista graduada pelo centro de ensino superior de Maceió -CESMAC
MBA em Gestão de Projetos
Instrutora do SENAC Arapiraca