Blogs

Jesus, Acalma o Meu Coração

Por Sérgio Nicácio Lira 28/09/2015 21h09
Por Sérgio Nicácio Lira 28/09/2015 21h09
Jesus, Acalma o Meu Coração
 É motivo de alegria para mim dividir com os irmãos mais um singelo texto que Deus me deu. Agradeço a Deus por isso, pois é Ele quem está à frente desse projeto. Agradeço também aos irmãos em Cristo que leem nosso blog, pois vocês são a razão de ser desse projeto.

Antes de começarmos nossa reflexão bíblica, quero avisar aos irmãos que no próximo mês, em outubro, não haverá publicação de texto, pois estarei envolvido em um projeto pessoal e não terei tempo suficiente para escrever, por isso, somente no final de novembro é que teremos uma mensagem nova.

No nosso encontro de hoje, abordaremos o tema: Jesus, acalma o meu coração. Como ponto de partida para nossa reflexão, usaremos uma passagem bíblica que se encontra no evangelho segundo São Marcos Capítulo 5, versículos de 22 a 42:

“E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.

Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.

E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?

E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.

Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.

E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?

E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas crê somente. E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. E tendo chegado à casa do principal da sinagoga viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada. E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.

E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto”.

Nessa história, contada pelo evangelista São Marcos, percebemos que um pai aflito, Jairo, foi à procura de Jesus, pois sua filha de apenas 12 anos de idade estava doente, à beira da morte.

Esse homem era um dos principais da Sinagoga, o que importa dizer, que era um homem que tinha dinheiro e influência na sociedade. Todavia, nem sua influência, nem seu dinheiro serviram de nada quando ele se viu aflito com a possibilidade de que sua filha poderia morrer a qualquer momento, pois estava muito debilitada.

A palavra de Deus diz que foi nesse momento que Jairo foi ao encontro de Jesus e suplicou para que Ele fosse até sua casa e impusesse as mãos em sua filha para que ela ficasse curada. A fama de Jesus era muito grande e Jairo tinha ouvido falar das curas que Ele tinha feito, por toda a região da Judeia, por isso que ele foi à procura do Mestre. Ele estava desesperado, pois já tinha procurado todos os médicos da região, mas nenhum conseguiu curar sua filha. Não existia outra alternativa a não ser encontrar Jesus e o convidar para que Ele fosse a sua casa. Todavia, Jairo não tinha muito tempo, pois o estado de sua filhinha era grave e ela poderia morrer a qualquer momento. O tempo era inimigo de Jairo, ele tinha de agir logo.

Então Jairo sai de casa à procura de Jesus. De repente, ele vê uma multidão e no meio dela um homem. Então ele apressadamente chega a Jesus e suplica para que Ele vá até sua casa para impor as mãos em sua filha. Jesus percebeu que Jairo estava aflito, desesperado, aliás qual pai não ficaria. Jesus não pensou duas vezes, aceitou o convite de Jairo e seguiu em direção a casa dele.

Mas, para desespero de Jairo, como se não bastasse a distância que Jesus tinha de percorrer até sua casa, existia ainda um outro problema, a multidão que estava com Jesus o apertava, o que dificultava Ele de se locomover. E como se não bastassem a falta de tempo e a multidão que dificultava a viagem, Jesus ainda achou de parar no meio do percurso para curar uma mulher que sofria de hemorragia fazia 12 anos. Imagine o desespero de Jairo quando Jesus parou a viagem para conversar com aquela mulher que acabara de ser curada.

As coisas ainda ficaram muito pior para Jairo, pois quando Jesus estava conversando com a mulher do fluxo de sangue chegou a pior notícia de todas. Os da casa de Jairo chegaram para ele e disseram: “Não incomodes mais o Mestre, pois SUA FILHA MORREU”. Nesse momento, eu te pergunto: como vocês acham que Jairo reagiu a essa notícia? Pois é, ele ficou desesperado, não era para menos. Mas, Jesus já sabia que tudo isso iria acontecer, então Jesus olhou para Jairo e disse: “NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE”.

A Bíblia diz que foi nesse momento que Jesus se levantou e não permitiu que ninguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago e João. E tendo chegado a casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço e o choro de todas. Mas, Jesus entrou no quarto onde estava a garota e ordenou: “Menina, levanta! E, a menina levantou. E todos ficaram assombrados.

Agora eu te pergunto: depois de tudo isso, como ficou Jairo? É claro que a vida de Jairo nunca mais seria a mesma. Não só a vida dele, mas a vida de todos aqueles que estavam em sua casa , pois eles viram a Glória de Deus.

O que aprendemos com essa história?

Aprendemos que Deus está no controle de tudo; que nada escapa ao seu olhar. Que há um tempo para todo o propósito de Deus embaixo do céu. (Ec 3:1-8). Aprendemos que Deus faz muito além daquilo que pedimos, pois Jairo pediu um milagre, e Jesus fez três (curou a mulher do fluxo de sangue, acalmou o coração dele e ressuscitou sua filha).

Portanto, não importa o quão difícil é a situação, quando convidamos Jesus para entrar em nossa casa, o milagre acontece, pois Ele diz em sua palavra: “Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele, comigo”. (Ap 3:20).

Que Jesus nos dê a sua paz. Amém! Até o próximo. Um grande abraço.

“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 8:32).