Blogs

Por que não usar andador?

23/07/2015 12h12
23/07/2015 12h12
Por que não usar andador?
 A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) condena os andadores e o Canadá proibiu o uso do aparelho. Por quê? Primeiramente, porque o aparelho pode causar acidentes graves, às vezes até fatais. O bebê no andador fica sentado numa altura mais alta do que deveria, dando uma maior liberdade, fazendo assim com que o bebê alcance objetos perigosos e tóxicos. O bebê pode em geral “capotar” utilizando o andador, e seu principal órgão de choque é a cabeça. O mínimo que pode acontecer é um “galo” enorme, mas pode também acontecer um acidente de maiores consequências como, por exemplo, um traumatismo craniano mais grave.

Outro ponto relevante é o atraso no desenvolvimento motor dos bebês. O aparelho pode atrasar o desenvolvimento psicomotor da criança, visto que criar dificuldades motoras ajuda na superação delas e o andador faz justamente o contrário. Com o aparelho o bebê não usa os músculos que precisa para andar e, assim, eles não se desenvolvem bem. Outra questão que merece ser citada é que, uma vez utilizando o andador o bebê queima etapas, diminuindo a importante etapa do engatinhar, além de dificultar o aprendizado do equilíbrio corporal, a posição dos pés e o andar sem jogar o peso do corpo para frente. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar,senta, engatinhar e brincar no chão.

Uma vez no aparelho, o adulto deixa de prestar atenção no bebê, fazendo assim com que os mesmos fiquem mais vulneráveis a acidentes.  

  Afinal, as crianças aprendem a andar mesmo SEM andador e não há nenhuma demonstração de que o aparelho facilite o processo, muito pelo contrário.

Muitos pesquisadores alegam que algumas crianças que utilizam andador por muito tempo tornam-se mais inseguras no momento em que precisam andar sem qualquer apoio, demorando mais tempo ainda para poder andar sozinhas.

Graziela Valeriano

Graziela Valeriano é Terapeuta Ocupacional, CREFITO-1 12632-T.O. Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica; Pós-graduada em Educação no Ensino Estruturado para Autistas; Certificação Internacional Completa em Integração Sensorial; Endereços profissionais: Consultório Particular-Solution Center- Centro de Soluções Clínicas, Rua Marechal Floriano Peixoto, 200, Eldorado, Arapiraca. Telefone:3530-4372; Espaço TRATE-Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo.

Ver todos os posts