Blogs

NINGUÉM NASCE CRISTÃO!

Por Sérgio Nicácio Lira 03/06/2015 12h12
Por Sérgio Nicácio Lira 03/06/2015 12h12
NINGUÉM NASCE CRISTÃO!
Olá, amigos! Graça, paz e bem da parte de Jesus de Nazaré.

É com enorme prazer que começamos o nosso quinto encontro do ano. Mais uma vez, agradeço a Deus por tudo que ele me concedeu e pelos irmãos em Cristo que nos acompanham neste blog.

Nesse encontro, vamos falar sobre a experiência de se tornar Um Cristão. Como ponto de partida para nossa reflexão, usaremos um trecho das escrituras que se encontra no evangelho segundo São João, capítulo 3, versículos de 1 a 8:

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Jesus, nessa conversa com Nicodemos, deixa muito claro que a pessoa não nasce Cristã, ela se torna Cristã. Ele inicia a conversa dizendo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus, isto é, aquele que não nascer da água e do Espírito. Em seguida fala que aquele que nasce da carne é carne, e finaliza comparando o Espírito com o vento.

Depois de Jesus ter dito tudo isso, Nicodemos, que era príncipe dos judeus e conhecedor da Lei judaica, não havia entendido uma só palavra. Talvez Nicodemos achasse que Jesus iria lhe oferecer honrarias e lhe tecer elogios. Não imaginava ele que, antes de qualquer coisa, Jesus sondaria primeiro o seu coração e viria sua verdadeira intenção. Jesus sabia que Nicodemos não estava alí para adorá-lo, mas sim para ver de perto quem era esse Jesus que fazia milagres e de que todos estavam falando.

Um fato importante e que revela a verdadeira intenção de Nicodemos, foi ele ter ido ao encontro de Jesus na calada da noite, ou seja, às escondidas, pois tinha medo de ser visto ao lado do Mestre. Ele tinha uma reputação a zelar e sabia que se fosse visto na companhia de Jesus, os outros judeus não iriam perdoá-lo, pois, para os religiosos da época, Jesus era tido como um falso Messias, um traidor.

Nicodemos representa muito bem a figura daquelas pessoas que se dizem cristãs, mas que na verdade são apenas religiosos que possuem uma reputação a zelar e que não querem romper com as tradições e com os dogmas que seguem.

Religioso, nas palavras de Jesus, é aquele que aparenta ser uma coisa, mas é outra. É aquela pessoa que prega coisas boas e bonitas, inclusive, referentes ao Reino de Deus, mas na prática agem totalmente diferente. É o hipócrita. É a pessoa que parece ser piedosa, que dá os dízimos de tudo, inclusive das hortelãs e do endro, que vive sempre em oração, mas seu coração está totalmente desvirtuado e fora da presença de Deus. Enfim, é o tipo de pessoa que gosta de ser exaltada pelos homens, mas se esquece de que o verdadeiro Cristão é aquele que se humilha diante dos homens para ser exaltado por Deus.

No evangelho de São Mateus, capítulo 23, versículos de 23 a 28, Jesus chama os religiosos de hipócritas e os compara a sepulcros caiados, ou seja, diz que eles são bem apresentáveis por fora, mas na verdade, por dentro estão cheios de ossos mortos, imundícias e iniquidade. Em outras palavras, Jesus diz que eles enganam as pessoas, pois aparentam ser o que não são. Por isso Jesus os adverte: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego. Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade".

Enfim, religioso é aquela pessoa que prefere seguir dogmas e ídolos humanos a aceitar e reconhecer que devemos seguir somente a Cristo e seu evangelho, e mais nada, pois tudo o que for acrescentado a isso é religiosidade e abominação aos olhos de Deus.

O fato é que, Jesus nos ensina que para se tornar um cristão, há necessidade de uma experiência pessoal. Uma experiência de ruptura em que a vida da pessoa passa a ser explicada nas categorias do antes e do depois de Cristo. Não há como se tornar Cristão se não houver uma mudança total de direção. Nas palavras de Jesus, essa experiência é chamada de novo nascimento. Quando Jesus diz que devemos nascer da água, ele está falando que devemos ser limpos pela palavra de Deus (Jo 15:3). Nascer do Espírito significa nascer do alto, nascer de Deus, ou seja, deixar que o Espírito de Deus se una ao nosso espírito.

Esse ato de nascer de novo é simbolizado no batismo, que é a inicialização da vida Cristã. No batismo, há a imersão da pessoa nas águas, que significa dizer que essa pessoa que foi imersa não existe mais, ela morreu, e está sendo sepultada, e quando ela é levantada das águas, passa a mensagem de que ela ressuscitou, isto é, nasceu de novo para uma vida totalmente nova.

A Bíblia também usa outra expressão para descrever essa experiência de nascer de novo, a bíblia chama essa experiência de conversão. Conversão é quando estamos indo em uma direção e, de repente, mudamos totalmente no curso do nosso caminho, passando a ir para o lado oposto. É mudança de pensamento, de atitude. Converter-se a Deus não significa apenas acreditar que Deus existe, mas implica em se relacionar diretamente com Ele, através de seu filho Jesus, e deixar o Espírito Santo nos guiar para onde ele quiser, assim como Deus faz com o vento. O que mostra que devemos ser totalmente dependentes de Deus.

O Apóstolo Paulo nos ensina que conversão é deixar de seguir os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro (1Te 1:9). Irmão Sérgio, o que é um ídolo? Ídolo é tudo aquilo que colocamos no lugar de Deus. Por exemplo, se você diz que não pode viver sem o dinheiro, o dinheiro passa a ser um ídolo (mamom); se você diz que não consegue viver sem tal pessoa, essa pessoa passa a ser um ídolo; se você diz que faria de tudo para alcançar fama e sucesso, esse seu desejo passa a ser seu ídolo.

Só que, quando temos um encontro real com Jesus e nos convertemos, isto é, nascemos de novo, aí, passamos a desmascarar os ídolos. Começamos a perceber que aquilo que antes tinha muito valor para nós, já não faz mais sentido. O Espírito Santo de Deus vai nos revelando que aquilo em que colocávamos nossa confiança e nossa esperança, era uma divindade falsa, que só nos enganou e nos machucou.

Portanto, você pode ter nascido num lar católico ou evangélico, mas isso, por si só, não implica dizer que você é cristão, pois para ser cristão é necessário que tenhamos uma experiência pessoal com Cristo. Experiência essa que ele chama de novo nascimento.

“Ah, irmão Sérgio, deixa ver se eu entendi! Quer dizer que mesmo que eu nasça num lar Cristão, numa família de tradição Católica ou Evangélica isso não me faz um cristão?” É isso mesmo, o primeiro passo para você se tornar um Cristão é se Arrepender de seus pecados e crer que somente Jesus é o salvador de sua vida. E não simplesmente ir a uma igreja e dizer que aceita Jesus, porque o ato por si só não significa muito, pois o verdadeiro arrependimento dos pecados e aceitação de Cristo, precisa antes de mais nada brotar do coração. Como exemplo, temos a passagem de Nicodemos, em que ele reconhecia Jesus como mestre vindo da parte de Deus, porém sua atitude de ir ao encontro de Jesus na calada da noite, às escondidas, mostrou a verdadeira intenção do seu coração.

A Bíblia traz a revelação de que o primeiro passo para nos tornarmos seguidores de Cristo é o ARREPENDIMENTO DE PECADOS. Essa foi a pregação de João Batista, quando batizava no rio Jordão, em Jerusalém, anunciando a chegada do Reino de Deus. "Arrependei-vos, porque está próximo o Reino de Deus" (Mt 3, 2).

Nesse mesmo capítulo, João Batista adverte os fariseus (religiosos da época) dizendo que aquele que pensar que só porque foi batizado por ele vai alcançar o Reino, está muito enganado, pois só alcançará o Reino quem produzir frutos de arrependimento, isto é, quem realmente se arrepender e mudar totalmente a direção de sua vida. "E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo". (MT 3, 7-10).

Por fim, a palavra de Deus nos conta a história de Filipe e o eunuco. Nessa história, Filipe começa a explicar ao Eunuco uma passagem da Bíblia que se encontra no livro do Profeta Isaías, e lá pelas tantas, após Filipe explicar que Jesus era o cordeiro mudo de Deus, que veio como expiação pelos nossos pecados e que, por isso, morreu por todos, o eunuco pergunta “o que impede que eu seja batizado?”. Filipe respondeu: "É lícito se creres de todo o teu coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o filho de Deus". Nesse momento, Filipe mandou parar o carro e o batizou. (At, 8-26-40).

Portanto, ninguém nasce Cristão. Nos tornamos Cristãos a partir do momento em que deixamos Jesus entrar no nosso coração e fazer morada nele, produzindo dentro de nós frutos dignos de arrependimento.

Um grande abraço. Que a maravilhosa e infinita Graça de Deus seja sempre conosco. Amém!
 
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,
entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Ap 3:20). 


Sérgio Nicácio Lira

Sérgio Nicácio Lira

Sérgio Nicácio Lira. Bel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), extensão Arapiraca, no ano de 2009. Servidor Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Oficial de Justiça) . Seguidor e Discípulo de Jesus, o Cristo. Estudante da palavra de Deus.

Ver todos os posts