Blogs

Brasil: um país de contrastes

01/05/2015 21h09
01/05/2015 21h09
Brasil: um país de contrastes
Foto: Amazontime
Desde os primórdios de nossa colonização vivemos rodeados de dúvidas e de contrastes ideológicos. Quando aqui chegaram os Portugueses iludiram os primeiros habitantes, os índios, depois os escravizaram, além de torturá-los e matá-los. Depois roubaram as nossas riquezas, desmataram as nossas florestas, exploram e roubaram o nosso ouro, até utilizaram mão-de-obra escrava para se tornarem os maiores exportadores de açúcar.

Aí vieram os holandeses com uma doutrina de industrialização, urbanização das cidades e começaram a tratar o mercado exportador como uma empresa. Ai veio o espirito patriota e os brasileiros criaram núcleos de combate aos estrangeiros invasores, voltaram a escravidão e ao sistema ruralista dos portugueses. Será que está no nosso DNA o sofrimento e a subserviência?

Historicamente o brasileiro é vitima de inúmeras situações que colocam a nação em xeque. Estamos vendo nestes últimos meses uma série de desmandos e de novidades no campo político e nas manchetes policiais, envolvendo grandes executivos de empreiteiras e membros políticos, inclusive do governo atual.

Estamos enfrentando uma recessão na economia, onde o arrocho é notório  e o poder de compra vem diminuindo cada vez mais. Vemos pessoas cada vez mais reclamando do custo de vida que tende a piorar.

Escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras está ficando em segundo plano, pois arrumam subterfúgios para encobrir os maus feitos do governo. Diariamente surgem novos problemas, como terceirização do setor privado, manifestações de professores e outros.

Mas tudo isso demonstra a incapacidade de se libertar do DNA dos colonizadores, que sempre querem continuar com o ruim, e não tentarem mudar, numa busca de melhoria.

Não podemos aceitar de forma alguma, que o Brasil que tanto se orgulha de ter uma "Constituição Democrática", que respeita as leis e tratados internacionais, tente interferir diretamente na Lei de um País livre, querendo que este reveja a lei Penal, para satisfazer o simples desejo de uma presidente, cujo caráter é duvidoso, pertencente a um partido corrupto que está diretamente envolvido no maior escândalo financeiro da história do Brasil.

Como podemos ser solidários com um traficante que será executado e não clamarmos por mais educação, pois temos jovens e crianças cada vez mais sendo aliciadas pelo tráfico de drogas?Como não enxergarmos a falta de saúde pública e brasileiros morrendo nos corredores de hospitais, por falta de atendimento e de recursos? Como não clamar por mais segurança, haja vista que vemos policiais morrendo pelas mãos de bandidos sanguinários e numa tentativa de sobrevivência esta mesma polícia mata, e até inocentes morrem nesta guerra vil?

Ai vemos um governo fraco e relapso, tentar interferir numa execução e ainda ameaçar com possíveis sanções comerciais, tudo mentira, pois a Indonésia já suspendeu a compra dos super Tucanos brasileiros, ou seja, perdemos um negócio em detrimento de um infrator.

O governo tem que acordar e ao invés de pleitear o perdão para um traficante, deveria tentar resolver os problemas internos do país, que não são pequenos.

Mas talvez essa tentativa da presidente em conseguir o perdão do traficante, seja uma lembrança de seu passado de guerrilheira, onde amargou o cárcere, por ter feito parte de grupos subversivos. Afinal ela já conseguiu libertar todos os membros de seu partido que estavam presos por crimes de corrupção, pois sempre consegue mudar a lei, mas na Indonésia é diferente, Lei posta  éLei cumprida. Por favor não voltemos ao nosso passado colonizador.
 

Hermes Carvalho

Hermes Carvalho Oliveira, arapirquense, Bacharel em Direito, Marketólogo e estudioso em situações de mercado e marketing, foco em marketing politico e eleitoral.
Atua no mercado como consultor na área comercial e marketing de varejo.
Acredito na formação intelectual como transformação da humanidade, sob a ótica da missão, valores e visão.

Ver todos os posts