Blogs

Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo

29/03/2015 10h10
29/03/2015 10h10
Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo
 Olá, amigos! Graça, paz e bem da parte de Jesus de Nazaré.

É com enorme prazer que começamos o nosso terceiro encontro do ano. Agradeço a Deus por tudo que ele tem feito por mim, pela família abençoada que ele me concedeu e pelos irmãos em Cristo que nos acompanham neste blog.

Aproveitando que estamos na época da páscoa, vamos continuar falando sobre salvação. No texto anterior falamos sobre morte e ressurreição. No presente texto falaremos sobre Jesus e sua missão de tirar o pecado do mundo. Como ponto de partida para nossa reflexão, usaremos um trecho das escrituras que se encontra no evangelho segundo escreveu João, capítulo 1, versículo 29: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo".

Esse trecho das escrituras sagradas foi pronunciado pelo profeta João Batista, precursor de Jesus de Nazaré, há mais de dois mil anos, quando ele estava batizando em Jerusalém às margens do rio Jordão, e Jesus vinha se aproximando dele. Então no meio da multidão, João apontou para Jesus e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifesto a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E eu vi, e tenho testificado que este é o filho de Deus. (Jo 1: 29-31,34).

Para entendermos o porquê de João ter chamado Jesus de o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, temos antes de mais nada de mergulhar na história do povo de Israel. Temos de ir ao antigo testamento, e analisarmos qual era a função do cordeiro na cultura e na tradição hebraico.

Na antiga aliança, ou seja, no velho testamento, existia um sistema de sacrifícios estabelecido por Deus, em que o cordeiro era usado para expiar o pecado. Diz a bíblia, que todos os dias eram oferecidos sacrifícios em holocausto a Deus pelos pecados do povo, e uma vez por ano era feito um sacrifício especial. Nesse sacrifício anual, o Sumo Sacerdote (aquele que tinha a missão de falar diretamente com Deus), numa data especial, com vestimentas especiais, oferecia sacrifícios de cordeiros em favor de toda a nação de Israel. No ritual, o sacerdote escolhia dois bodes. O primeiro era sacrificado. O segundo era apresentado pelo sacerdote que impunha as mãos sobre a cabeça dele e confessava os pecados do povo. Em seguida, o animal era levado aos cuidados de um homem para o deserto, e carregava consigo todas as iniquidades do povo para um lugar solitário. E o homem soltava o bode no deserto. (Lv 16: 21-22).

Um fato que é importante de ser observado é que o segundo bode não era morto em holocausto. Ele era usado como instrumento para carregar toda a culpa da nação israelita. Em seguida, ele era levado para o deserto, aos cuidados de um homem que ao chegar num local bem distante e solitário, abandonava o animal para que ele morresse e levasse consigo toda a culpa do povo.

Com isso, Deus queria mostrar ao menos duas coisas para a nação de Israel. A primeira é que o pecado é um fardo insuportável que não podemos carregar, por isso que o bode servia como expiação pelos pecados do povo. O próprio Jesus proferiu as seguintes palavras: " Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11: 28-30). A segunda lição que podemos tirar é que Deus não deseja que o pecado esteja no meio de seu povo, por isso que o bode era levado para o deserto, e lá era abandonado para morrer juntamente com os pecados que sobre ele eram colocados.

Pronto, agora que já sabemos que o cordeiro tinha a função de servir como sacrifício vivo para remover o pecado do povo. Passemos agora a refletir sobre a missão de Jesus em tirar o pecado do mundo, e sua identificação como cordeiro.

Tudo começou lá no Éden, quando Adão se rebelou contra Deus, desejando ser igual a Deus, dando origem ao pecado original. Ah, cabe aqui uma curiosidade. Você sabe por que o pecado de Adão é chamado pecado original? Muita gente acha que é por que tem haver com algo relacionado ao sexo entre Adão e Eva, mas isso é uma crendice popular. É chamado de original, porque é uma coisa que já nascemos com ele, ou seja, que vem de fábrica. Na verdade, é uma inclinação que todo ser humano possui para o pecado. Isso é uma herança que Adão e Eva, nossos ancestrais, nos passaram, ao cometerem o primeiro pecado. O próprio apóstolo Paulo, escrevendo a igreja de Roma disse: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram". (Rm 5:12).

Após esse pecado, toda a humanidade estava condenada à morte eterna, não havia solução para nós, pois estávamos em rebelião contra Deus. Foi nesse momento, que Jesus entrou em cena. O próprio Deus, usando de sua infinita misericórdia, mandou seu filho unigênito para servir como cordeiro pelo meu e pelo seu pecado. Foi Jesus quem reconciliou o homem com Deus. Foi através dos méritos de Cristo que nós conseguimos uma nova chance.

Cristo foi chamado de cordeiro por João Batista, devido à tradição judaica e a lei de Moisés que afirmavam que o pecado só poderia ser perdoado se um cordeiro fosse oferecido em holocausto no lugar do pecador. Jesus foi usado como bode expiatório. Jesus foi abandonado lá na cruz do calvário para cumprir toda a justiça de Deus, assim como o bode era abandonado no deserto pelo homem. Por isso que ele bradou: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Porém, diferentemente do bode expiatório, Jesus ao terceiro dia ressuscitou, para de uma vez por toda, vencer o pecado e consequentemente a morte. Foi na ressurreição de Cristo, no domingo da páscoa que a vida venceu a morte de forma definitiva.

A boa nova é que, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, todo o sistema de sacrifícios e ofertas foi cumprido pelo cordeiro de Deus, de forma definitiva, não mais havendo necessidade de qualquer tipo de sacrifício para alcançarmos a misericórdia de Deus, pois vivemos agora debaixo da graça, bastando apenas aceitarmos o sacrifício vivo de Jesus. (Hb 10:12).

Jesus fez a parte dele, agora precisamos fazer a nossa, que é nos arrepender de nossos pecados e confessar que o cordeiro de Deus é nosso salvador. Abra seu coração e deixe Jesus fazer morada nele. Coloque todos os seus pecados na cruz de Cristo e diga: Jesus, eu aceito o teu sacrifício. Tu és meu único salvador. Vem morar dentro de mim e transformar a minha vida.

Que o sacrifício de Cristo no calvário faça sentido para sua vida e que você morra para o mundo, para viver em Cristo. Essa é minha oração. Amém! Até o próximo. Paz de Cristo!

Deus usa o inocente para levar os pecados do culpado.(Max Lucado)

Sérgio Nicácio Lira

Sérgio Nicácio Lira

Sérgio Nicácio Lira. Bel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), extensão Arapiraca, no ano de 2009. Servidor Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Oficial de Justiça) . Seguidor e Discípulo de Jesus, o Cristo. Estudante da palavra de Deus.

Ver todos os posts