Blogs

Morrer antes, viver depois!

Por Sérgio Nicácio Lira 28/02/2015 13h01
Por Sérgio Nicácio Lira 28/02/2015 13h01
Morrer antes, viver depois!
Foto: Já é Notícia
Olá, amigos! Graça, paz e bem da parte de Jesus de Nazaré.

É com enorme prazer que começamos o nosso segundo encontro do ano. Agradeço a Deus por tudo que ele tem feito por mim, pela família abençoada que ele me concedeu e pelos irmãos em Cristo que nos acompanham neste blog.

Estamos nos aproximando da páscoa, que é a festividade mais importante para nós cristãos, pois é nesse período que comemoramos a ressurreição de Cristo. Aliás, a palavra páscoa, tem origem no termo hebraico "pessach", que significa passagem. Foi na páscoa que Cristo morreu, sexta-feira da paixão, e ressuscitou, domingo da ressurreição, vencendo de uma vez por todas a morte.

Por isso, nesse encontro vamos falar um pouco sobre o impacto e a importância da morte e ressurreição de Cristo nas nossas vidas. O tema que Deus colocou em meu coração para compartilhar com os irmãos foi: Morrer Antes, Viver Depois. Como ponto de partida para nossa reflexão, usaremos um trecho das escrituras sagradas que se encontra no evangelho segundo São Mateus, capítulo 16, versículo 24. “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me".

Esse trecho das escrituras foi pronunciado por Jesus, numa conversa que ele teve com seus discípulos a respeito de sua morte e ressurreição. Jesus estava explicando aos apóstolos que era necessário que ele fosse para Jerusalém para sofrer e ser morto na cruz, pois só assim, conseguiria cumprir os planos de Deus para toda a humanidade. Mas que não se preocupassem, pois ele iria ressuscitar no terceiro dia". (Mt 16: 13-23).

Na bíblia, encontramos diversas passagens em que Jesus convida as pessoas a segui-lo, aliás, o convite não é só para segui-lo, mas para abrir mão de tudo e ir com ele. Foi assim com Pedro, com Mateus, com João e com os demais discípulos. Aqui, nos deparamos com uma aparente contradição: como é que uma pessoa que não tem riquezas, nem bens, filho de um carpinteiro com uma dona de casa, convida outras pessoas a segui-lo? Afinal, Jesus convida as pessoas a segui-lo para onde? Você sabe a resposta? Pois bem, o grande chamado de Jesus para os discípulos e para nós é que o sigamos para a CRUZ.

Para a cruz, você deve está perguntando? É isso mesmo!

Jesus nos convida a segui-lo até a cruz do calvário, pois é lá que está a chave para a vida. É na cruz de Cristo e através dela que a morte é vencida. Foi lá que Jesus pagou o preço de sangue pela minha e pela sua vida. Foi lá que Jesus foi morto (sexta-feira da paixão) e ressuscitou (domingo da ressurreição). Por isso que Jesus é a páscoa cristã. Ele é a passagem da morte para a vida.

Ele é o exemplo que temos que seguir, primeiro Jesus teve que experimentar a morte, para depois desfrutar da vida plena ao lado de Deus Pai, ou seja, morreu antes, para viver depois. E o convite dele para nós é justamente esse: que nós morramos para essa vida, para podermos ganhar a vida eterna. " Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. (Mt 16:25).

O que a bíblia está querendo nos advertir é que, nós precisamos seguir os passos de Jesus, se quisermos desfrutar da verdadeira vida, pois essa vida física, natural, que vem do ventre, na verdade, é uma vida de "mentirinha". A vida verdadeira, é aquela que vem do Espírito de Deus. Por isso, que Jesus falou para Nicodemos que ele deveria nascer de novo, nascer do alto, se quisesse desfrutar de uma vida plena, pois não é possível ter uma vida plena se não nascermos da água (palavra de Deus) e do espírito (nascer de Deus). (Jo 3: 1-12).

Por isso, que o apóstolo Paulo escrevendo à igreja de Roma, pronunciou as seguintes palavras: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim, andemos nós também em novidade de vida". (Rm 6: 3-4).

Essa passagem nos revela, na dimensão espiritual, qual o verdadeiro significado do batismo, a saber, a dramatização da morte e da ressurreição de Cristo em nós, para que o velho homem morra (imersão nas águas, sepultamento) e uma nova criatura nasça (emersão, ressurreição). "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito" (Jo 3:6).

De uma forma geral, as pessoas têm o seguinte pensamento: viver, viver, viver, depois morrer. Para nós cristãos, o pensamento é oposto, pois Cristo nos deu o exemplo na prática e nos ensinou em sua palavra que devemos primeiro morrer, e só depois, viver, viver, viver... Quando morremos para viver, a vida passa a fazer sentido. Já quando vivemos até morrer, vivemos desesperadamente, com medo da morte, pois a ampulheta do tempo está contra nós. É por isso que muitas pessoas têm medo da morte, pois para elas a vida se resume a esse plano físico e finito da vida natural.

Os apóstolos e outros mártires cristãos quando iam ser mortos, recebiam a seguinte proposta: você abre mão de Jesus para que eu não lhe mate? A resposta deles era: "tem uma coisa que você não sabe, nós já morremos com Cristo e já ressuscitamos. A morte não tem mais poder sobre nós. O existir para nós agora tem outro sentido, pois já não mais vivemos nós, mas Cristo vive em nós. Aliás, nosso reino não é daqui, estamos aqui, mas não pertencemos a esse mundo. Nosso viver agora é Cristo, e o morrer é lucro. A morte não pode mais nos matar, pois o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo venceu a morte por todos nós".

Portanto, Cristo nos ensina que existe uma dimensão espiritual de vida que é alcançada por aqueles que morrem e ressuscitam com ele, isto é, morrer e nascer de novo. Essa dimensão não é para ser vivenciada com a morte física, mas durante a nossa caminhada cristã. Por isso que Jesus nos enviou o Espírito Santo, para que possamos desfrutar desde já da vida que teremos após a morte e ressurreição físicas. Uma vida de paz, justiça e alegria no espírito. Nós cristãos, não vivemos até morrer, nós morremos uma única vez, para vivermos eternamente em Cristo.

Que o sacrifício de Cristo no calvário faça sentido para sua vida e que você morra para o mundo, para viver em Cristo. Essa é minha oração. Amém! Até o próximo. Paz de Cristo!
Conhecerás a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32)