Blogs

O Olhar de Deus e a sua Justiça!

Por Sérgio Nicácio Lira 17/01/2015 11h11
Por Sérgio Nicácio Lira 17/01/2015 11h11
O Olhar de Deus e a sua Justiça!
Olá, amigos! Graça, paz e bem da parte de Jesus de Nazaré.

É com enorme prazer que começamos o nosso primeiro encontro do ano. Agradeço a Deus por mais um ano que ele nos concede para divulgar a sua palavra e pala família abençoada que ele me deu; aos leitores que nos acompanham nesse blog e aos amigos que estão orando por esse projeto.

O tema que Deus colocou em meu coração para esse início do ano foi: O Olhar de Deus e a sua Justiça. Como ponto de partida, usaremos um trecho das escrituras que se encontra em Samuel, capítulo 16, versículo 7, parte final: “Porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está adiante dos olhos, porém o senhor olha para o coração”.

Esse trecho das escrituras foi pronunciado pelo próprio Deus para o profeta Samuel quando o profeta foi ungir o novo Rei de Israel que iria suceder o reinado de Saul. A bíblia relata (1Sm 16:6) que naquela ocasião, o profeta Samuel havia se admirado com o porte físico e com a beleza de um dos filhos de Jessé, a saber, Eliabe. Tendo, inclusive, pronunciado as seguintes palavras: "Certamente, está perante o senhor o seu ungido". Todavia, a resposta de Deus ao profeta foi: "Não atentes para a sua aparência, nem para sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque eu não vejo como o homem vê, pois vejo o coração...”.

As escrituras sagradas relatam que naquela ocasião, após terem passados diante do profeta Samuel todos os sete filhos de Jessé, o profeta disse: "o Senhor não tem escolhido estes". Então, perguntou a Jessé: acabaram-se os jovens? A resposta dele foi: "ainda falta o menor, eis que apascenta ovelhas. Disse o profeta: "manda-o chamar, porquanto não assentaremos em redor da mesa até que ele venha aqui". Quando o menino chegou, o Senhor falou a Samuel: "Levanta-te e unge-o, porque este é ele". Então, Samuel tomou o vaso de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.

A história de Davi é fantástica, de um menino desprezado pelos irmãos e pelo próprio pai a Rei de Israel. No entanto, não é da história de Davi que quero lhes falar, mas de outra coisa, a saber, a forma como Deus nos vê e a sua justiça.

Vejam que profeta Samuel atentou apenas para a aparência dos candidatos, ou seja, aquilo que estava diante de seus olhos; todavia, o olhar de Deus foi em direção oposta. Deus viu o íntimo de cada um dos filhos de Jessé, e escolheu Davi. Aquele que aos olhos humanos ninguém escolheria, pois não tinha as características físicas de um pretendente ao trono, pois era de pequena estatura e sem beleza aparente.

Essa história deixa claro para nós que o homem natural tem uma forma limitada de enxergar as coisas, pois vê apenas o exterior, mas Deus vê muito além, pois sonda o mais íntimo da alma humana, o coração. Inclusive, tempos depois, a bíblia diz que Davi foi chamado de o homem segundo o coração de Deus (At 13:22). Você sabe por quê? A bíblia não explica, mas deixa claro nas entrelinhas que o Espírito do Senhor já tinha revelado a Davi a forma como Deus queria se relacionar conosco, isto é, através de nossos corações. Explico!

A resposta se encontra lá no Salmo de número 51, versículos 16 e 17: "Porque não te comprazes em sacrifícios, se não eu os daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus". Vejam que revelação extraordinária essa que Davi teve, pois apesar dele viver numa época em que o pecado era perdoado através de holocaustos de animais (velho testamento), ele já sabia que o que realmente importava para Deus eram um coração sincero e um espírito adorador, e não uma mera formalidade religiosa. Glória a Deus por isso!

A nossa relação com Deus não tem nada haver com ritualidade, pois ela não está ligada a dia certo, hora certa, lugar certo ou beijar a mão da pessoa certa. A nossa relação com Deus, tem haver com adorá-lo em espírito e em verdade, disse Jesus a mulher samaritana (Jo 4:24). Aliás, a maioria das pessoas ainda não percebeu, mas Deus mudou de endereço faz mais de dois mil anos. Ele não mora mais em templos feitos por mãos humanas, sequer mora em morros. ELE MORA DENTRO DE NÓS. “Não sabei vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Co 3:16). Essa foi a promessa feita por Jesus: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós” (Jô 14:16-17).
A bíblia também nos conta a história de dois irmãos que foram levar ofertas para Deus, a saber, Caim e Abel. Diz a bíblia que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor, e seu irmão Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para sua oferta. Mas para Caim e sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante ( Gn 4:1-5).

Nessa passagem, vemos que o Senhor rejeitou não só a oferta de Caim, mas o próprio Caim. Você sabe dizer o motivo? Ora, têm pessoas que interpretam essa passagem de forma equivocada, pois acham que Deus rejeitou a oferta de Caim porque ele não ofertou um animal. Todavia, tal interpretação não tem fundamento, pois Caim não tinha como saber que tipo de oferta Deus preferiria, tendo em vista que Deus ainda não tinha revelado a forma correta de ofertar. Na verdade, Deus ao sondar o coração dos dois irmãos, percebeu que o coração de Caim estava mal intencionado. Tanto é, que a bíblia diz que o semblante de Caim se enfureceu quando Deus não recebeu a oferta dele.

Essas duas histórias, a de Davi e a dos dois irmãos (Caim e Abel), nos mostram que Deus vê tudo aquilo que se passa dentro de nós. Por isso que Jesus nos ensina a orar da seguinte maneira: "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, QUE VÊ EM SECRETO, te recompensará publicamente" (Mt 6:6). O interessante nessa passagem é observar que Jesus nos ensina que Deus antes de ouvir nossas orações, primeiro ele nos vê. Isto é, primeiro ele sonda nossos corações para saber se aquilo que expressamos está em sintonia com aquilo que pensamos.

Portanto, a justiça de Deus não se baseia nos nossos méritos pessoais, mas no seu amor por cada um de nós. Um amor tão grande que não cabe em si mesmo, e de tanto transbordar nos alcança.

Que o amor de Deus e a sua justiça sejam com todos nós. Que busquemos em primeiro lugar o seu Reino e a sua Justiça. Amém! Feliz 2015. Até o próximo, se Deus quiser.
Conhecerás a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32)
 


Sérgio Nicácio Lira

Sérgio Nicácio Lira. Bel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), extensão Arapiraca, no ano de 2009. Servidor Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Oficial de Justiça) . Seguidor e Discípulo de Jesus, o Cristo. Estudante da palavra de Deus.

Ver todos os posts