Blogs

Diário de uma gestante: aspectos emocionais e físicos.

21/11/2014 22h10
21/11/2014 22h10
Diário de uma gestante: aspectos emocionais e físicos.
 Será menino ou menina? É só uma curiosidade.
Seja, em verdade, quem for receberá da mamãe,
do papai, de todos nós, muito carinho e amor!



 
            Caro leitor, neste texto, irei relatar alguns episódios de como foi a minha gestação, desde a decisão de engravidar, as descobertas e transformações de corpo as fases da gestação até a expectativa do nascimento.
            Começo então com a escolha do momento de parar o anticoncepcional. Nós (eu e meu esposo) casados há 3 anos, em um relacionamento de muita cumplicidade, amor, satisfação pessoal, profissional e conquistas mútuas, decidimos que estava no momento de aumentar a família. Em Janeiro de 2014 parei de tomar os anticoncepcionais... E agora? Vamos aguardar...  logo no primeiro mês uma suspeita: numa consulta de rotina a médica relata que provavelmente eu já estaria grávida. E com muita expectativa fomos correndo ao laboratório fazer o teste. O tempo parecia não passar... E as 16:00 horas ligamos para saber o resultado, e a resposta não foi a que esperávamos: “Senhora, o resultado deu não reagente”. Essa resposta me fez sentir uma estranha emoção e chorei de tristeza. Mas as palavras do meu esposo e da família me passaram muita tranquilidade.
            Os dias se passaram e consegui controlar minha ansiedade. E aí começaram a aparecer outros indícios de gravidez: menstruação atrasada e os seios doloridos. Mas o meu esposo pensando na decepção do teste anterior, que deu negativo, pediu que eu esperasse mais alguns dias para fazer o teste Beta GC. Consegui esperar por sete dias. E no dia 05 de Abril as 7:00 hrs da manhã fomos ao laboratório. Agora é só aguardar o resultado. Fui trabalhar e ele teve que fazer uma viagem, mas estaria de voltas as 13:00 hrs. Cada segundo de espera pelo resultado parecia uma eternidade... e enfim meu esposo chegou em nossa casa com o laudo do exame ainda lacrado. Neste momento uma mistura de sensações: taquicardia, tremores... foi quando lemos juntos: REAGENTE! Foi uma emoção indescritível, lágrimas de alegria e repetidas vezes falamos um para o outro, seremos pais! Teremos um filho! E precisávamos urgentemente compartilhar esse momento. Contamos para os avós, tios, amigos e claro nas redes sociais também!
            Passado o momento de euforia, vêm agora todos os cuidados com a saúde da mamãe e do bebê. Iniciamos assim o pré natal. Consultas periódicas a obstetra, vários tipos de exames sanguíneos, de coletas fisiológicas, ultrassons que são necessários para se certificar se está tudo bem ou se há algo que precisa melhorar. A partir de agora tem-se que ter disciplinas alimentares, mas sem aquela história de comer por dois, mas sim estar atenta aos tipos de alimentos que são fundamentais em cada fase. É importante a suplementação de ácido fólico e de outros suplementos alimentares, mas que devem ser prescritos por seu obstetra de confiança.
            O primeiro mês foi tudo tranquilo, mas já no segundo, os famosos enjoos, que aconteciam todas as manhãs, não esquecendo também de mencionar os enjoos aos cheiros do perfume do maridão, da minha irmã e de alguns tipos de comidas. Mas não me importava, tampouco reclamava, pois o bem mais precioso estava em mim, o meu bebê.
            Veio então a primeira Ultrassonografia (USG), estava com 2 meses e meio, quando ouvimos pela primeira vez o coraçãozinho do nosso bebê bater. As lágrimas não se continham e mamãe e papai chorou ao confirmar que estava tudo bem com nosso pinguinho de Amor.
            Aos 3 meses chegou o momento de fazer a USG morfológica do 1º trimestre, lembrando que esta tem que ser feita entre 11 e 14 semanas gestacional. Nesta USG  é possível confirmar a vitalidade fetal, diagnosticar precoce as malformações graves e ainda a determinação do risco de doenças cromossômicas tal como a síndrome de Down, dentre outros diagnósticos, por isso a importância de realizar esse exame. Mas para a nossa tranquilidade nosso bebê não apresentou nenhuma anormalidade. E nos presenteou no dia 16 de julho, aos 3 meses, com seu primeiro “movimento”, empolgada avisei ao meu esposo e no mesmo instante quando ele falou: “chuta pra mim, é o papai!”. Opa! Outro chutinho.
            Aos 4 meses, os enjoos já não existiam e a barriga começando a se destacar. Mas a curiosidade maior era: será um menino ou uma menina? Os nomes já tínhamos escolhido, Gabriel ou Alice. Vamos então a mais uma USG, mas gostaríamos de compartilhar essa boa nova com a família ao mesmo tempo . Então fizemos o chá de revelação, onde comunicamos a todos e comemoramos juntos a novidade: é uma MENINA! Que alegria,  Alice será a nome da nossa bebê.
            Aos 5 meses fizemos a USG morfologia do 2º trimestre, que deve ser realizada entre 20 e 24 semanas de gestação, nesta, pode-se constatar com mais riquezas de detalhes toda a anatomia fetal interna e externa e se há grandes e menores anomalias. Assim constata-se como está toda a formação óssea, muscular, cerebral e funcionamento dos órgãos. Que para nossa tranquilidade, com a Alice estava tudo funcionando bem.
            No 6º mês a preparação para o chá de fraldas. Com muito carinho preparei e confeccionei cada mimo e lembrancinha para tornar este momento inesquecível não só para nós os pais da Alice, mas também para os amigos e familiares que foram nos prestigiar. Ficou tudo encantador, com direito a decoração de princesa, comidas, brincadeiras e claro muitas fraldas...
            Nesta fase de transição do segundo para o terceiro e ultimo trimestre de gestação ou seja, entre o 6º e o 9º mês, o tamanho da barriga aumenta consideravelmente o que geralmente ocasiona desconfortos na coluna, assim, cuidados com posturas, pausas para descansos e uma massagem feita pelo maridão já são suficiente para o alívio das dores. É possível também observar nesta fase, inchaços nas mãos e pés, assim é importante evitar alimentos compostos de sódios que são responsáveis por reter líquidos, e consequentemente inchaços. A prática de exercícios facilitará na diminuição de desconfortos físicos como as dores no corpo, a prisão de ventre, fadiga e inchaços. Além de ajudar a manter seu humor equilibrado, auto-estima em alta e seu sono em dia. Aproveite essa fase do barrigão para registrar com filmagens e fotografias, pois elas servirão de lembranças dessa fase tão maravilhosa.
             Entre o 7º e 8º mês, surgem muitas expectativas, parto normal ou cesáreo? Essa decisão dependerá de como estará o posicionamento da Alice nos últimos dias da gestação, se terei ou não contrações... vamos aguardar! Outro momento maravilhoso é a finalização do enxoval, cada roupinha, cada utensílio é escolhido com muito carinho, sem contar com os presentinhos recebidos, papai e mamãe fica muito feliz. Não poderia esquecer de compartilhar com vocês que toda atenção é voltada para o bebê, as pessoas me abordam e já se direcionam à barriga com gestos de carinhos e cuidados, ou perguntam como está a Alice? Perdendo a identidade própria, passamos a ser a mãe e o pai da Alice. E o que penso sobre isso? Que bom que minha filha já é tão querida e amada.
             E enquanto isso, a Alice mexe o dia inteiro, que sensação maravilhosa! Colocamos música para ela ouvir, conversamos com ela e ela retribui assim, com movimentos visíveis, os famosos chutinhos que encanta a todos que sentem e presencia esse lindo fenômeno.
            Agora estou com 8 meses e duas semanas, a espera do maior presente divino: Alice! Minha filha, que foi gerada com muito amor. E estamos todos ansiosos por sua vinda. No entanto, nem sempre sai tudo como esperávamos, mas quando há um planejamento e uma programação é mais provável a satisfação. Assim, finalizo descrevendo que estar grávida é poder amar da forma mais intensa alguém que você daria a sua vida para salvar a dele.
            Ao leitor, em outro momento relatarei como foi a chegada da pequena Alice e as possíveis expectativas de tê-la em meus braços.  




Por: Jackelline dos Santos Lima
Analista do Comportamento
CRP:15/3275

Além da Caixa

O Além da Caixa é um espaço para a discussão dos mais diversificados temas sob a ótica da psicologia do comportamento. De maneira direta e com uma linguagem clara falaremos ao público em geral, mas sem destoar dos princípios da Psicologia Científica.
Seus responsáveis são os psicólogos comportamentais Cinthia Ferreira CRP 15/3287, Jacinto Neto CRP 15/3274, Jackelline Lima CRP 15/3275 e Renata Lopes CRP 15/3296, graduados em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas e pós graduação em Análise do Comportamento.
Endereço: Clínica Vida Bella - Av. Ceci Cunha, 255, Alto do Cruzeiro - Arapiraca/AL.
Telefone para contato: 35211565 / 96180666

Ver todos os posts