Blogs

O que é o Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação?

17/11/2014 16h04
17/11/2014 16h04
O que é o Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação?

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em crianças ocorre quando há atraso no desenvolvimento de habilidades motoras ou dificuldades para coordenar os  movimentos, sendo geralmente notadas pelos familiares e professores, uma vez que interferem no desempenho acadêmico e/ou nas atividades de vida diária  (ex.:  vestir,  habilidade para brincar no parquinho, escrita, atividades de educação física).
Estudos apontam para uma prevalência entre 5% a 6% das crianças em idade escolar e tende a ocorrer mais frequentemente em meninos. O TDC pode ocorrer sozinho ou pode estar presente na criança  que também tem distúrbio de aprendizagem, dificuldade de fala/linguagem e/ou transtorno do  déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), autismo entre outros.
 Ainda que não tenhamos certeza daquilo que causa os problemas de coordenação motora, muitas pesquisas indicam que a criança pode ter dificuldades em aprender a planejar, organizar, realizar e/ou modificar os próprios movimentos. Uma coisa da qual temos a certeza, é que a criança com TDC tem dificuldade para aprender novas habilidades motoras.

Características Gerais:

A criança pode parecer desajeitada ou incoordenada em seus movimentos. Ela pode trombar derramar ou derrubar coisas.

A criança pode ter atraso no desenvolvimento de certas habilidades motoras, tais como: andar de velocípede ou bicicleta, agarrar bola, saltar a corda, abotoar a roupa e atar os cordões aos sapatos.

A criança pode ter mais dificuldade com atividades que requerem mudança constante na posição do corpo, ou quando ela tem que se adaptar a mudanças ao seu redor (ex.: futebol, beisebol, tênis).

A criança pode ter dificuldades com as atividades que requerem o uso coordenado dos dois lados do corpo (ex.: recortar com tesoura, cortar alimento usando faca e garfo, fazer polichinelo, segurar um bastão com duas mãos para acertar na bola), etc.

A criança pode apresentar postura ou equilíbrio pobre, particularmente em atividades que requerem equilíbrio (ex.: subir escadas ou manter-se de pé enquanto se veste).

A criança pode ter dificuldade em escrever. Essa é uma atividade que envolve interpretação contínua da resposta dos movimentos da mão enquanto novos movimentos são planejados, o que é muito difícil para a maioria das crianças com TDC.

A criança pode parecer desinteressada em certas atividades, ou as evita, especialmente aquelas que requerem resposta física. Para a criança com TDC, habilidades motoras são muito difíceis e requerem mais esforço. O cansaço e fracasso repetido podem fazer com que ela evite participar de tarefas motoras.

A criança pode ter dificuldades, em geral, na organização de sua carteira/mesa, armário, dever de casa ou mesmo do espaço na página.

Portanto, professores e pais, fiquem atentos ao desenvolvimento de nossas crianças, pois muitas vezes crianças com TDC são rotuladas como preguiçosas ou desmotivadas.
Em uma pesquisa recente feita pelo periódico Pediatrics , com mais de 300 crianças que apresentavam o TDC, pôde-se constatar um índice alto de depressão em crianças que apresentam o TDC.
Logo a intervenção com crianças com TDC pode incluir encaminhamento a um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta.O terapeuta vai ajudar a criança a aprender a desempenhar muitas das atividades diárias com mais sucesso. O terapeuta ocupacional também pode fazer recomendações aos pais e professores sobre a participação da criança com TDC em casa, na sala de aula, no parquinho e nas atividades de lazer na comunidade.
Ao contrário da crença, amplamente aceita, de que crianças com TDC vão superar seus problemas, estudos demonstram que, com treino extra, essas crianças podem adquirir certas habilidades. Crianças com TDC necessitam de intervenção precoce para ajudá-las a aprender estratégias para compensar suas dificuldades de coordenação, se sentirem melhor consigo mesmas, como indivíduos e evitar o desenvolvimento de problemas secundários, precisando assim de acompanhamento especializado. Essas crianças podem desenvolver complicações secundárias, como dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, sociais e de comportamento.
 

 

   

Graziela Valeriano

Graziela Valeriano é Terapeuta Ocupacional, CREFITO-1 12632-T.O. Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica; Pós-graduada em Educação no Ensino Estruturado para Autistas; Certificação Internacional Completa em Integração Sensorial; Endereços profissionais: Consultório Particular-Solution Center- Centro de Soluções Clínicas, Rua Marechal Floriano Peixoto, 200, Eldorado, Arapiraca. Telefone:3530-4372; Espaço TRATE-Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo.

Ver todos os posts