Blogs

Seguir Jesus de Nazaré: O Caminho da Vida

Por Sérgio Nicácio Lira 09/11/2014 19h07
Por Sérgio Nicácio Lira 09/11/2014 19h07
Seguir Jesus de Nazaré: O Caminho da Vida
Foto: Ilustração
Olá, amigos! Graça, paz e bem da parte de Jesus.

É com enorme prazer que começamos o nosso terceiro encontro. Agradeço a Deus por tudo que ele tem feito por mim e pela minha família; aos leitores pelos comentários e críticas e aos amigos que estão orando por esse projeto.

Peço desculpas aos irmãos que nos acompanham nesse blog pela demora na publicação do texto, mas isso se deu por motivo justificável, pois minha filhinha de cinco meses de idade estava enferma, mas já está melhor, graças a Deus.

Pois bem, feito o devido esclarecimento, vamos para nossa reflexão. O tema que Deus colocou em meu coração foi: Seguir Jesus de Nazaré: o caminho da vida. Como ponto de partida, usaremos, um trecho das palavras pronunciadas pelo próprio Jesus, no evangelho segundo São Lucas, capítulo 9, versículo 23 e 24. "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome sua cruz e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará".

Talvez, você esteja se perguntando: Irmão, como assim: para salvar a minha vida eu devo perdê-la? Não entendi nada! Como posso salvar a minha vida e perdê-la ao mesmo tempo?Explico!

O grande chamado de Deus para nossas vidas é tornar todos nós, homens e mulheres, semelhantes ao seu filho unigênito, Jesus de Nazaré. E, para isso, devemos seguir os passos dele. Segui-lo, é antes de mais nada, uma escolha livre e consciente, pois Jesus não coage a alma, nem constrange o coração do homem. Eis que estou à porta, se alguém ouvir minha voz, e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo (palavras de Jesus, Ap 3:20).

É um querer. Por isso que Jesus inicia suas palavras com a expressão "Se alguém quer". O homem é um ser livre para escolher segui-lo ou não, mas Jesus nos alerta que Ele é o único caminho que nos leva à vida. "Eu sou O caminho, A verdade e A vida, ninguém vem ao pai senão por mim" (Jo 14:6). Portanto, não há outro caminho para se chegar aos braços do pai, senão pelo filho e, qualquer outro caminho que não esse, é caminho de escravidão e morte. (Lc 13: 28-30).

Segui-lo é deixar-se levar por um caminho fascinante, cheio de mistérios inimagináveis. É algo transcendental. É beber de uma água que mata a sede para sempre. É comer um pão quentinho que sacia toda a nossa fome. Andar com Ele, é trilhar uma vida de constante transformação. É sair das trevas para a luz.

Na nossa caminhada cristã, vamos percebendo que aquelas coisas que pareciam ter brilho e luz e que nos atraíam, vão perdendo o brilho, vão se apagando até chegar ao ponto de não significarem mais nada para nós, isto é, de não nos atrair mais, pelo contrário, causam em nós desconforto e náuseas. É como se estivéssemos com os olhos cheios de escamas e, de repente, as escamas começam a cair e vamos enxergando a verdade, a luz. Igual Cristo fez com o apóstolo Paulo (At 9:18).

É esse o verdadeiro sentido da expressão: "para salvar sua vida você primeiro tem que perdê-la". Por isso que Jesus disse que se quisermos ter vida de verdade, temos que morrer para a vida antiga, pois não se pode colocar vinho novo em odres velhos (Mc 2:22). O chamado dEle é para que nós morramos para a vida antiga, para que possamos viver uma novidade de vida, pois a vida que Ele nos oferece é uma vida de paz, amor e alegria no espírito.

A palavra de Deus nos ensina que o primeiro passo para se tornar um seguidor do Messias é nascer de novo. Como Assim? Explico! É deixar que o Espírito Santo de Deus gere em nós o caráter de Cristo, fazendo com que o velho homem dê lugar a um novo homem e, a partir daí, essa nova criatura começa a agir, pensar e falar como Cristo. Ao ponto daquelas pessoas que antes conviviam conosco, olharem para nós e dizerem: você não era assim. Como você mudou. o que foi que aconteceu? Aí, olhamos bem dentro dos olhos delas e respondemos: A luz que me ilumina hoje, não permite mais que eu ande nas trevas como outrora eu andava.

Por isso, seguir Jesus, vai fazer com que algumas pessoas, inclusive familiares, se afastem de nós, pois a nossa nova maneira de agir e pensar não mais se enquadra nos padrões e nos desejos desse mundo, pois agora somos seguidores de Jesus, o nazareno.

O discípulo de Jesus tem que está sempre disposto a abrir mão de seus desejos e vontades em favor do Reino de Deus e do próximo. Na lógica do evangelho, o que parece perda aos olhos humanos, torna-se ganho no Reino de Deus. Por isso que Paulo escrevendo aos Filipenses disse que para ele o viver é Cristo, e o morrer é ganho (Fp 1:21). O pequeno Cristo (Cristão) é alguém que anda na contramão desse mundo maldito que aprisiona as pessoas. No mundo secular, vale quem tem mais e manda quem pode. No Reino de Deus os humildes é que serão exaltados e, quem quiser ser o maior, será o menor (Mt 18:1-4).

Na nossa caminhada com Jesus temos que ter muito cuidado para não nos desviarmos da fé, pois andar com Jesus vai gerar feridas e sofrimentos que nem todos suportarão, por isso que muitos são chamados, mas poucos escolhidos (Mt 22:14).

O que vai determinar se uma pessoa é realmente cristã, não é a comunidade religiosa a qual ela pertence, nem se ela é uma pessoa boa, pois encontramos pessoas boas em todas as denominações religiosas (no espiritismo, no budismo, no hinduísmo e todos os ismos) e, até quem não é religioso, pois ser uma pessoa boa ou não é uma questão de valor moral e não, necessariamente, cristã. Veja o exemplo de Cornélio, a bíblia diz que ele era uma pessoa justa e temente a Deus, mas não era seguidor de Jesus, por isso, Deus mandou Pedro ir à casa dele para que ele se convertesse e seguisse o novo e excelente caminho deixado por Cristo (At 10).

Para o Cristão, só existe uma bússola que o direcionará para a caminhada com Cristo, a Bíblia Sagrada. Ela é a ÚNICA regra de fé e prática cristã. Qualquer outra doutrina ou tradição que vá de encontro aos ensinamentos dela, nos desviará do verdadeiro caminho e nos afastará cada vez mais da verdadeira luz.

Aqui, abro um parêntese para esclarecer que nem todo mundo que se diz religioso ou que pertencente a uma denominação evangélica é necessariamente cristão, pois uma coisa não implica outra. Só é Cristão quem nasce de novo, como Cristo falou a Nicodemos (Jo 3: 1-21), e segue as palavras do evangelho. Não há Cristianismo sem conversão.

Digo isso porque, corriqueiramente vemos nos jornais e na televisão algumas matérias do tipo: cristãos aderem a prática de troca de casais ou, cristã pousa nua em revista masculinas. Quero dizer aos irmãos que esse tipo de atitude pode ser qualquer outra coisa, menos uma atitude cristã, pois foge totalmente dos princípios cristãos.

Digo mais, pior é quando vemos determinados líderes religiosos que se denominam cristãos praticando um evangelho que nada tem haver com o evangelho de Jesus. Chegam a incentivar seus fiéis a comprarem objetos que eles falam que são abençoados (fronhas, toalhas, medalhinhas, garrafas com água, amuletos, etc), sem falar que alguns têm a audácia de mandar os fiéis jogarem sal grosso em suas casas para afastar o olho gordo. Sinceramente, Isso está mais para "macumba" do que para cristianismo. Pronto, falei.

O que disse está dito! Sem falar naqueles "sacerdotes" que são iguais a Balaão. Isto é, são convencidos pelo dinheiro a pregarem a mentira. O dinheiro diz a eles, pregue a mentira que você vai ficar rico. Aí, Balaão responde: não posso pois esse povo é povo santo de Deus. Aí a voz sussurra de novo: vou te dar uma boa recompensa não se preocupe, apenas minta. Finalmente Balaão cede a tentação e opta pelo conforto da mentira em detrimento do sacrifício da verdade.

Portanto, ser cristão é deixar que o Espírito Santo de Deus transforme a nossa vida de tal forma que possamos dizer: Não mais vivo eu, mais Cristo vive em mim!
Por fim, quero deixar algumas sugestões aos irmãos de como devemos nos portar como cristão autênticos.

a) Não se deixe guiar por um líder espiritual cego ou mal intencionado, faça como nossos amigos de Berea, que conferiam nas escrituras tudo que os apóstolos Paulo e Silas falavam (At 17: 10-12). Aproveito para pedir aos irmãos que confiram todas as passagens bíblicas mencionadas ao longo do texto;

b) Também não se deixe guiar pela multidão, pois a multidão é insana, ela imita o que os outros fazem e, geralmente vai para o caminho mais conveniente. Para se ter uma idéia, a mesma multidão que seguia Moisés, acabou fazendo um bezerro de ouro para adorar. A mesma multidão que gritou Hosana, Hosana ao filho de Davi, foi quem escolheu Barrabás no lugar de Cristo;

c) Seja sábio e prudente, leia a bíblia para que Deus revele a você tudo aquilo que ele quer para a sua vida, não se contente com esse simplório texto, procure outros;

d) Procure uma comunidade cristã séria que tenha comprometimento com a palavra verdadeira, fuja daquelas que só pregam prosperidade financeira e doutrinas estranhas ao evangelho;

e) Por último, escolha seguir Jesus de Nazaré, pois não há felicidade maior do que ser discípulo de Jesus, o Cristo. Você vai se surpreender!
Que Deus nos dê força para continuarmos exaltando o seu nome. Amém! Até o próximo. Um grande abraço.
 

Sérgio Nicácio Lira

Sérgio Nicácio Lira. Bel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), extensão Arapiraca, no ano de 2009. Servidor Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Oficial de Justiça) . Seguidor e Discípulo de Jesus, o Cristo. Estudante da palavra de Deus.

Ver todos os posts