Blogs

O poder que o dinheiro tem de nos afastar de Deus

Por Sérgio Nicácio Lira 29/09/2014 20h08
Por Sérgio Nicácio Lira 29/09/2014 20h08
O poder que o dinheiro tem de nos afastar de Deus
Olá, amigos! Graça, paz e bem da parte de Cristo.

É com enorme prazer que começamos o nosso segundo encontro. Agradeço a Deus pela oportunidade que nos é dada de exaltarmos o seu nome; aos leitores pelos comentários, inclusive, pelas críticas e sugestões e aos amigos que estão orando por esse projeto.

Pois bem, dito isso, vamos para nossa reflexão. Falaremos sobre o poder que o dinheiro tem de nos afastar de Deus. Usaremos, como ponto de partida, um trecho das palavras pronunciadas por Jesus no sermão do monte, que se encontra no evangelho, segundo São Mateus, capítulo 6, versículo 24: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

O dinheiro foi o segundo tema mais abordado por Jesus, perdendo apenas para o tema reino de Deus. A todo tempo, nos evangelhos, Jesus nos alerta sobre o poder que o dinheiro tem de afetar as nossas vidas, inclusive, de se tornar nosso senhor, caso coloquemos nossa confiança nele. Tal era a preocupação de Jesus, que das 28 parábolas que ele recitou, 16 falam sobre o dinheiro.

Na passagem bíblica acima transcrita, Jesus deixa bem claro que não há espaço em nosso coração para duas divindades. Ou seguimos o Deus vivo e verdadeiro ou, seguimos o deusinho falso, o dinheiro, chamado de mamom, por Jesus.

O Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo disse que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1Tm 6:10). Por isso, temos que ter o maior cuidado com ele, pois ele vai querer ocupar o lugar de Deus. Ele, dinheiro, sussurrará em nossos ouvidos e fará promessas nos dando a falsa ilusão de que com ele, teremos tudo.

No mundo de mamom tudo está à venda, tudo tem um preço, inclusive pessoas, aliás, até Deus tem um preço. Jesus foi vendido por Judas por 30 moedas de prata (Mt 26: 14-15). Hoje em dia, continuam vendendo Jesus por qualquer bagatela. Vemos pessoas que se denominam apóstolos, bispos, pastores, exigindo dinheiro das pessoas, em troca de curas, libertação e, até bênçãos materiais.

Certo dia eu liguei a televisão, em um desses programas que vendem bênçãos e, um senhor que se denominava pastor estava entrevistando uma de suas fiéis, e ele a perguntou: como era a sua vida antes de Jesus? Ela respondeu: antes de Jesus, eu tinha muitas dívidas. E agora que você aceitou Jesus e passou a dar o dízimo, perguntou ele? Ela respondeu: agora tenho dinheiro, casa nova e um carro. Por fim, ele disse: esse é o deus a quem sirvo!

Aí eu pensei, será que ele está falando do Deus da bíblia? Ah! acho que não, pois o Deus de quem as escrituras fala disse que o reino Dele não é feito de comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14:17) e mais, disse para não ajuntarmos tesouros na terra, pois o ferrugem e a traça comem, mas juntei tesouros nos céus, onde nem a traça, nem a ferrugem comem, pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Mt 6: 19-21).

Aqui, abro um parêntese, para esclarecer aos leitores que esse tipo de prática religiosa que troca favores de Deus por dinheiro, nada tem haver com o evangelho de Jesus, o Cristo, pois no evangelho do Nazareno tudo é baseado no amor.

A bíblia relata um episódio em que Pedro e João (discípulos de Jesus) estavam indo orar no templo, quando um homem que era coxo, desde o ventre de sua mãe, pediu-lhes uma esmola, eles olharam para o homem e disseram: "não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isto te dou. Em nome de Jesus levanta e anda".

O próprio Cristo quando passeou aqui pela terra fez inúmeras curas e, nada cobrou, pelo contrário, ofereceu pães, peixes e vinho às pessoas, inclusive, quando ele convocou os doze discípulos, ele falou: "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai". Portanto, não nos deixemos enganar por falsas doutrinas (1Tm 6:3-5).

O dinheiro nos afasta não só de Deus, mas também das pessoas, pois quando deixamos ele penetrar em nossos corações e fazer morada, passamos a querer ser servido por todos, fazendo com que nossas relações sejam todas baseadas no interesse. Por isso que Jesus disse aos apóstolos: Eu vim para servir e não para ser servido" (Mt 20:28). Ele sabia que servir é muito melhor do que ser servido, pois servir é um ato de doação, de amor. Logo, desinteressado.

Não raras vezes, vemos pessoas que possuem muito dinheiro agirem com arrogância, com truculência e com soberba, achando que por terem riquezas, tem poder de controlar as pessoas e tudo em volta, agindo como se fosse um deusinho.

Infelizmente, há uma inversão de valores, as pessoas pensam que o dinheiro vai dar a elas aquilo que só Deus pode dar: amor, paz e felicidade. Estão tão hipnotizadas e seduzidas pelo mamom que se esquecem de que as melhores coisas da vida, são aquelas que não se compram: um sorriso, um abraço, um eu te amo.

Por fim, quero mencionar a história bíblica do filho pródigo: um jovem, com a ilusão de que com dinheiro no bolso e longe dos olhos do pai (Deus) sua vida seria bem melhor, pois poderia fazer tudo aquilo que seu coração sempre desejou: ter novas amizades, possuir várias mulheres, beber sem limites, usar as melhores roupas, enfim, conseguir todos os luxos que o dinheiro oferece. Para isso, pediu ao pai sua parte da herança e foi em busca dessas aventuras, na certeza de que o dinheiro iria suprir todas as suas necessidades.

No começo tudo ia bem, ele conseguiu amizades interesseiras, mulheres, bons hotéis para dormir, roupas de grife, todavia, um dia, sua riqueza acabou e, consequentemente, aquelas pessoas que estavam sempre ao seu lado, no momento de fartura, o abandonaram. Aí, ele se viu em desespero, pois não tinha nem o que comer, inclusive, desejou comer as bolotas que eram dadas aos porcos, mas nem isso ele podia.

Então, ele despertou e veio em seu coração o desejo de voltar à casa do pai, pois lá, ele tinha certeza de que seria bem recebido e teria tudo do bom e do melhor. No fim da história, a bíblia relata que o pai o recebeu de volta e para comemorar seu retorno, mandou matar o melhor bezerro e deu uma grande festa (Lc 15:11-32). Moral da história, Deus estará sempre de braços abertos para nos receber e nós dará sempre o melhor, mesmos que O troquemos por mamom.

Portanto, meus irmãos, não deixe o dinheiro ditar as regras de sua vida. Ande na contramão desse sistema maldito, que só aprisiona e engana as pessoas. Use o dinheiro pra as coisas necessárias da vida, mas não deixe que ele corrompa o seu coração.

Seguem algumas sugestões de como nós escapamos dessa armadilha de mamom:

a) Desfrute de tudo aquilo que Deus lhe der, tendo acesso ao que for possível pelo caminho que é justo; não pegue atalhos;

b) Se relacione com as pessoas de forma desinteressada;

c) Construa espaços onde o dinheiro não tenha voz nenhuma;

d) Ajude espontânea e generosamente aquelas pessoas que precisam, não empreste, divida;

f) Nunca deixe o seu coração transformar o dinheiro em mamom, pois ele pode te destruir;

g) Nunca ponha sua esperança no dinheiro, pois ele vai te trair, mais cedo ou mais tarde;

h) Lembre-se: só há espaço em nosso coração para uma divindade. Faça a escolha certa! Escolha servir a Deus.

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém! Até o próximo. Um grande abraço.